Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 4ª edição, ano 2018, editora FERREIRA. Link bit.ly/2E7qvzQ

3 de novembro de 2007

Sistema binário e hexadecimal ? Alana Hardy

Olá Professora ...quando vc falou do sistema binário ...disse q binário é 2 ...e hexadecimal é 16 ...pq 16 e não 6?? ..não entendi por questão de nomeclatura (hexa = 6) ...existe mais alguma nomeclatura?? ...o examinador pode pedir mais alguma nomeclatura?? ..tipo trinário ou quaternário?? ..isso existe?? ..rsrs Desculpe a ignorância, mas estou me familiarizando com essas máquinas e com esses conceitos "básicos"
O computador de grande porte (o famoso mainframe) armazena na base 16, ou seja, uma capacidade bem maior que os micros que trabalham na base 2.
Finalidade do mainframe é armazenar grande quantidade de dados e do micro é armazenar dados não em grande quantidade mas o suficiente p. atender as necessidades do usuário simples.
Base Binária é 2
Base Hexadecimal é 16, HEXA 6 e DECIMAL 10.
Não cai outra base p. vc(s).
Pergunte sempre, pois não é nada fácil pensar em informática, é como se tivesse aprendendo uma lingua estrangeira bem complicada, por exemplo alemão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário