Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 4ª edição, ano 2018, editora FERREIRA. Link bit.ly/2E7qvzQ

14 de março de 2008

Prova ICMS-RJ 2008 Q58 DataWarehouse refere-se à maneira de representar a estrutura completa de dados ...

58. Uma arquitetura de DataWarehouse refere-se à maneira de representar a estrutura completa de dados, comunicação, processamento e resultados que são apresentados aos usuários finais dentro da empresa. Nesse contexto, uma camada visa a prover acesso universal aos dados, sendo absolutamente necessário manter algum repositório de metadados, entendendo-se um metadado como um dado sobre um dado dentro da corporação. Exemplos de metadados são os registros descritivos em um programa codificado em COBOL. Da mesma forma, são também as sentenças DIMENSION em FORTRAN, ou CREATE em SQL. A camada em referência é denominada de:
(A) Acesso a Dados.
(B) Diretório de Dados.
(C) Replicação dos Dados.
(D) Gerenciamento de Dados.
(E) Administração da Base de Dados.
Resposta, alternativa B
Só lembrando:
Data mining
O processo de varrer grandes bases de dados à procura de padrões como regras de associação e seqüências temporais para classificação ou agrupamento de itens.
Data Warehouse
Sistema de informação orientado à tomada de decisões empresariais que,armazenando de maneira integrada à informação relevante do negócio, permite a realização de consultas complexas com tempos de resposta rápidos.
Dicionário de dados
Um ou mais arquivos ou tabelas descrevendo a natureza e a localização dos dados numa base de dados.
Metadado
O conceito Metadado é considerado como sendo os "dados sobre dados", isto é, os dados sobre os sistemas que operam com estes dados. Um repositório de metadados é uma ferramenta essencial para o gerenciamento de um Data Warehouse no momento de converter dados em informações para o negócio. Entre outras coisas, um repositório de metadados bem construído deve conter informações sobre a origem dos dados, regras de transformação, nomes e alias, formatos de dados, etc. Ou seja, esse "dicionário" deve conter muito mais do que as descrições de colunas e tabelas: deve conter informações que adicionem valor aos dados.

RDBMS ( Relational Database Management System)
Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados relacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário