Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 3a edição, editora FERREIRA.

Link: https://www.editoraferreira.com.br/1/47/176/224/editora-ferreira/livros/informatica-para-concursos/

15 de fevereiro de 2014

Prova CAE RN 2014 Economista e Assistente Agente ADM

Economista

16. A ferramenta Gráfico existe para facilitar a compreensão dos dados, e o Excel 2010 oferece vários tipos que podem ser escolhidos de acordo com o objetivo pretendido. O gráfico a seguir é um exemplo dos disponíveis no Excel 2010.
A denominação correta desse tipo de gráfico é
a) Barras
b) Superfície
c) Linhas
d) Colunas
Gráficos de barras
Dados que esteja organizados em colunas ou linhas em uma planilha podem ser plotados em um gráfico de barras. Os gráficos de barras ilustram comparações entre itens individuais.
Considere a utilização de um gráfico de barras quando:
Os rótulos dos eixos forem longos.
Os valores mostrados forem durações.
Gráficos de superfície
Dados que estejam organizados em colunas ou linhas em uma planilha podem ser plotados em um gráfico de superfície. Um gráfico de superfície é útil quando você deseja encontrar combinações vantajosas entre dois conjuntos de dados. Como em um mapa topográfico, cores e padrões indicam áreas que estão no mesmo intervalo de valores.
Você pode usar um gráfico de superfície quando tanto as categorias quanto as séries de dados são valores numéricos.
Gráficos de linhas
Dados que estejam organizados em colunas ou linhas em uma planilha podem ser plotados em um gráfico de linhas. Gráficos de linhas podem exibir dados contínuos ao longo do tempo, definidos em relação a uma escala comum e são, portanto, ideais para mostrar tendências em dados a intervalos iguais. Em um gráfico de linha, dados de categorias são distribuídos uniformemente ao longo do eixo horizontal, e todos os dados de valores são distribuídos igualmente ao longo do eixo vertical.
Você deve usar um gráfico de linhas se seus rótulos de categorias são textos e estão representando valores uniformemente espaçados como meses, trimestres ou anos fiscais. Isso é válido especialmente quando existem várias séries  — para uma série, considere o uso de um gráfico de dispersão. Você também deverá usar um gráfico de linhas se tiver vários rótulos numéricos uniformemente espaçados, especialmente em anos. Se você tiver mais de dez rótulos numéricos, dê preferência a um gráfico de dispersão.
Gráficos de colunas
Os dados organizados em colunas ou linhas em uma planilha podem ser plotados em um gráfico de colunas. Os gráficos de colunas são úteis para mostrar dados alterados durante um período de tempo ou ilustrar comparações entre itens.
Em gráficos de colunas, as categorias são geralmente organizadas ao longo do eixo horizontal, e os valores ao longo do eixo vertical.


17. Protocolo é uma espécie de linguagem utilizada pelo computador para estabelecer comunicação com outras máquinas através da rede. São protocolos usados para comunicação na Internet,
a) IEEE 801.n e POP.
b) IMAP e FireWire.
c) PCI e WiFi.
d) HTTP e SMTP.
802.11n Este padrão de aprimoramento das taxas de transferência foi desenvolvido para elevar a velocidade de transmissão das redes sem fio acima de 100 Mbps. A ratificação final é aguardada para o final de 2006.
FireWire é um método de transferência de informações entre dispositivos digitais, em especial, equipamentos de áudio e vídeo. Também conhecido como IEEE 1394, o FireWire é rápido: sua última versão atinge velocidades de até 800 Mbps. No futuro, quando os fabricantes renovarem os atuais cabos, a expectativa é de que esse número pule para inacreditáveis 3,2 Gbps.
PCI (Interconector de Componentes Periféricos) é um barramento para conectar periféricos em computadores baseados na arquitetura IBM PC.
Wi-Fi  apesar de o termo Wi-Fi ser uma marca registrada pela Wi-Fi Alliance, a expressão hoje se tornou um sinônimo para a tecnologia IEEE 802.11, que permite a conexão entre diversos dispositivos sem fio. Amplamente utilizado na atualidade, a origem do termo, diferente do que muito acreditam, não tem um significado específico.
IMAP (Protocolo de Acesso à Mensagem Internet) - É usado como serviço remoto de acesso a parte ou toda a mensagem. É um protocolo alternativo ao POP. Você vê sua mensagem no servidor como se ela estivesse no seu computador.  Uma mensagem apagada localmente ainda fica no servidor. O e-mail pode ser mantido e lido no servidor. POP pode ser pensado como um serviço de 'armazenar e encaminhar'.   O IMAP pode ser pensado como um servidor remoto de arquivos.
HTTP  (Protocolo de transferência do Hipertexto) - Usado na  Internet, cuida da transferência de textos HTML. É um conjunto de regras para permuta de arquivos (texto, imagens gráficas, som, vídeo e outros arquivos multimídia) na Web.  É um protocolo de aplicação.  Conceitos essenciais que fazem parte do HTTP incluem a idéia de que os arquivos podem conter referências a outros arquivos cuja seleção irá induzir mais solicitações de transferência.   Qualquer servidor Web contém, além de arquivos HTML e outros. 
POP  (Post Office Protocol) - É a versão mais recente do protocolo padrão para recuperar e-mails. O POP3 é um protocolo de cliente/servidor no qual o e-mail é recebido e guardado para você pelo servidor de internet.  Periodicamente, você (ou o seu programa de e-mail) checa sua caixa postal no servidor e baixa qualquer e-mail. Ele é reconhecido pelos navegadores. SMTP e POP cuida de e-mail(s),  do enviar ao recebimento.
SMTP (Protocolo Simples de Transferência de Mensagens) - É um protocolo usado na recepção de e-mails.  Porém, uma vez que ele é limitado em sua habilidade de enfileirar mensagens na recepção final, ele costuma ser usado com um ou dois outros protocolos, POP3 ou IMAP, que permitem que o usuário salve mensagens em um serviço de mensagens e baixe-as periodicamente a partir de um servidor.


18. Tabulação é um recurso do editor de textos Microsoft Word 2010, que permite ordenar esteticamente os dados de um texto de uma forma organizada. Ao usar esse recurso, o Microsoft Word 2010 exibe, em sua régua, figuras que representam o alinhamento escolhido na posição de parada definida. A figura a seguir apresenta quatro alinhamentos em quatro posições de parada.
Marque a opção que apresenta o tipo de alinhamento correto, conforme a posição de parada definida.
a) Direito em 2 cm; Decimal em 5,5 cm; Centralizado em 9 cm; e Esquerdo em 13 cm.
b) Esquerdo em 2 cm; Centralizado em 5,5 cm; Decimal em 9 cm; e Direito em 13 cm.
c) Esquerdo em 2 cm; Decimal em 5,5 cm; Centralizado em 9 cm; e Direito em 13 cm.
d) Direito em 2 cm; Centralizado em 5,5 cm; Decimal em 9 cm; e Esquerdo em 13 cm.
Questão como essa gosto de resolver no computador.





19. A navegação em guias é um recurso usado pelo Internet Explorer 11, que permite a abertura de vários sites em uma única janela do navegador. A configuração da navegação por guias é exercida através do ícone Ferramentas, Opções da internet, na aba
a) Geral.                 
b) Conexão.            
c) Conteúdo.          
d) Programas.
Questão como essa gosto de resolver no computador.  


20. Na figura a seguir, do Excel 2010, deseja-se encontrar o valor total na coluna “D”, que será o resultado da soma dos valores das colunas “A” e “B” multiplicado pelo valor de referência fixa, que se encontra na célula “C2”.
Utilizando a referência absoluta, marque a opção que apresenta a fórmula que deverá ser digitada em “D2” e copiada, respectivamente, para D3, D4 e D5.
a) =SOMA(A2:B2)*$C2
b) =SOMA(A2:B2)*&C&2
c) =SOMA(A2:B2)*C&2
d) =SOMA(A2:B2)*C$2
Questão como essa gosto de resolver no computador.




Assistente/Agente Administrativo

26. A família dos sistemas operacionais Windows disponibiliza teclas de acesso rápido às suas funcionalidades, para agilizar as atividades do usuário. No Windows 7, a combinação para abrir a janela do Windows Explorer equivalente ao Computador é
a) WinKey  + E 

b) Shift + C              

c) Ctrl + Home           
d) Ctrl + Shift + WinKey  
Questão como essa gosto de resolver no computador.


27. Em algumas planilhas do Excel 2010, é possível visualizar um triângulo vermelho no canto superior direito de algumas células. Isso significa que a célula contém
a) um erro na fórmula da célula.        
b) um comentário.
c) uma marca inteligente.                   
d) uma regra de formatação.
Triângulo vermelho

Um triângulo vermelho no canto superior direito de uma célula indica que a célula contém 
um comentário. Se você colocar o ponteiro do mouse sobre o triângulo, verá o texto do 
comentário.













28. Quando se acessa a Internet, o provedor de acesso em que o usuário possui conta atribui ao computador do usuário um número de identificação, que é capaz de diferenciar o acesso desse usuário de todos os outros usuários que estão conectados à rede naquele momento. Esse número de identificação é denominado de
a) TCP.                   
b) DHCP.                          
c) IP.                       
d) SNMP.
DHCP (Protocolo de Configuração de Host Dinâmico) - Usado em redes TCP/IP,  gerar um endereço IP dinâmico no momento da conexão a uma estação.  É um protocolo de comunicações que permite que os administradores de rede gerenciem e automatizem a designação de endereços do IP na rede de uma organização. Quando uma organização fornece aos usuários de seu computador uma conexão à internet, um endereço IP deve ser atribuído para cada máquina.
TCP/IP (Protocolo de Controle e Transmissão/Protocolo Internet) - Principais protocolos da INTERNET. IP encaminha os pacotes (dados) na rede.  E endereçar os computadores da rede.  TCP desmonta e monta os pacotes (dados) a ser enviados.   Os protocolos TCP/IP provê recursos para transmissão de mensagens entre equipamentos dispersos dentro de uma ou mais redes, e pode ser implementado sobre várias tecnologias de rede.
SNMP (protocolo simples de gerenciamento de rede) - Controla o gerenciamento de rede, monitoramento de dispositivos da rede e suas funções. Ele não é necessariamente limitado para redes TCP/IP.  O SNMP funciona no modelo cliente servidor. O computador e o sistema utilizado para o gerenciamento atua como cliente, enquanto que os dispositivos gerenciados são os servidores. O software de gerenciamento contata o servidor através do protocolo UDP e envia comandos de consulta para obter informações sobre a configuração do dispositivo, ou comandos para alterar algum parâmetro.


29. O serviço de download de programas disponibilizado na Internet é um recurso que possibilita ao usuário obter diversos tipos de programas a partir de sítios que prestam esses serviços. Os programas distribuídos nesses sítios podem ser classificados segundo sua licença de uso. A classificação que disponibiliza programas para experimentação com funcionalidades, limitadas ou não, chama-se
a) freeware.
É qualquer programa de computador cuja utilização não implica o pagamento de licenças de uso ou royalties. É importante não confundir o free defreeware com o free de free software, pois no primeiro uso o significado é de gratuito, e no segundo de livre. Um programa licenciado como freeware não é necessariamente um software livre, pode não ter código aberto e pode acompanhar licenças restritivas, limitando o uso comercial, a redistribuição não autorizada, a modificação não autorizada ou outros tipos de restrições.
b) shareware.
É um programa de computador disponibilizado gratuitamente, porém com algum tipo de limitação. Sharewares geralmente possuem funcionalidades limitadas e/ou tempo de uso gratuito do software limitado, após o fim do qual o usuário é requisitado a pagar para acessar a funcionalidade completa ou poder continuar utilizando o programa. Um shareware está protegido por direitos autorais.
Esse tipo de distribuição tem como objetivo comum divulgar o software, assim os usuários podem testá-lo antes da aquisição.
c) adware.
Tecnicamente, também são programas 100% grátis. Ao mesmo tempo, despertam amor ou ódio, porque se mantém por meio de publicidade... O problema é que, em certos casos, tal publicidade é realmente chata, invasiva e/ou irritante. Há uma diferença entre tipos de programas com licença Adware. Alguns obrigam a instalação de componentes publicitários ou barras de ferramentas. Outros apenas oferecem a possibilidade de colaborar ou só exibem conteúdo publicitário.
d) demo.
Quer dizer demonstração: permite que você conheça o funcionamento de um programa, dê apenas uma olhada. Estas licenças são muito usadas para games. Você tem a chance de conhecer o jogo e decidir se compra ou não. Para se ter uma ideia, é como quando a gente vai à feira e o vendedor de fruta distribui pedaços de melancia para todo mundo que passa. Depois de provar, você escolhe se leva a danada prá casa ou não.
  

30. No Windows 7, as Teclas de Aderência permitem que o usuário, ao usar teclas de atalho, pressione uma tecla por vez, sem precisar pressioná-las simultaneamente. Por exemplo, quando um atalho requer uma combinação de teclas, como Ctrl+C. Para ativar o recurso Teclas de Aderência, a tecla a ser pressionada, deverá ser
a) WinKey
b) Shift, cinco vezes         
c) Função (Fn)        
d) Scroll Lock
Questão como essa gosto de resolver no computador.


31. As planilhas eletrônicas são utilizadas comumente para elaboração de cálculos matemáticos e já contemplam algumas funções para facilitar seu manuseio, como, por exemplo, a função SOMA. Considere uma planilha do Excel 2010 com os seguintes valores:
Na célula F1, caso seja informada a fórmula =SOMA(B1;D3), o resultado apresentado, após teclar ENTER, será igual a
a) 33.         
b) 48.          
c) 5.             
d) 77.
Questão como essa gosto de resolver no computador.


32. O recurso disponível no Microsoft Word 2010 que permite ao usuário configurar, em um único documento, páginas na orientação retrato e outras na orientação paisagem é
a) Quebra de Coluna             
b) Quebra de Seção   
c) Quebra de Página  
d) Quebra Automática de Texto
Questão como essa gosto de resolver no computador.


33. Ao concluir a digitação de um documento confidencial, o usuário do Microsoft Word 2010 deseja salvá-lo, inserindo uma senha de proteção para impedir que um usuário não autorizado tenha acesso a esse documento. Para se chegar ao recurso de senha de proteção, o usuário deverá
a) na caixa de diálogo de Salvar como, selecionar o menu Ferramentas, Opções de Salvamento.
b) na caixa de diálogo de Salvar como, selecionar o menu Ferramentas, Opções Gerais.
c) na caixa de diálogo de Salvar como, selecionar o menu Ferramentas, Opções da Web.
d) na caixa de diálogo de Salvar como, selecionar o menu Ferramentas, Compactar Imagens.
Questão como essa gosto de resolver no computador.



34. Ao concluir a digitação de um documento no Microsoft Word 2010 que contém 10 (dez) páginas divididas em 2 (duas) seções, distribuídas da página 1 a 4 na 1ª seção e da página 5 a 10 na 2ª seção. Para imprimir, de uma única vez, apenas as páginas 1 e 3 da primeira seção e 5, 6, 7 e 9 da segunda seção, deve-se, na caixa de diálogo Imprimir, no item Intervalo de páginas, digitar uma sequência na caixa de texto de páginas. Marque a opção que apresenta a sequência correta.
a) p1s1; p3s1; p5s2-p7s2; p9s2.                 
b) 1-3s1; 5-7; 9s2.     
c) p1s1; p3s1; p1s2-p3s2; p5s2.                 
d) 1; 3s1; 5; 6; 7-9s2.
Questão como essa gosto de resolver no computador.


35. Na Internet existe uma entidade formada por uma grande estrutura de telecomunicação, que é responsável por conectar vários provedores à grande rede. No contexto de rede de computadores, a entidade que tem essa responsabilidade é o
a) Provedor.
Em terminologia de Internet, a pessoa, grupo ou organização que provê informação ou serviços de Internet aos usuários finais.
b) Servidor.
(1) O mesmo que servidor de rede. Nas redes locais, um computador que fornece algum tipo de serviço aos usuários da rede. O servidor recebe solicitações de uso de equipamentos periféricos e as gerencia, de modo que sejam respondidas na ordem certa, seqüencialmente.
(2) Uma combinação de hardware e software que fornece serviços de acesso a arquivos e programas para computadores externos conectados a uma rede, denominados clientes. A maioria dos protocolos de rede é baseada na arquitetura cliente/servidor.
c) Browser. – examinador; navegador (Internet) .
(1) Dispositivo que procura ao acaso, aparentemente sem propósito definido.
(2) Em terminologia de Internet, um programa usado para ver páginas disponíveis na WWW (World Wide Web). Interpreta as informações de um site indicado, exibindo na tela do computador textos, sons, imagens etc.
d) Backbone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário