Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 4ª edição, ano 2018, editora FERREIRA. Link bit.ly/2E7qvzQ

30 de abril de 2014

Prova PC-SP Médico 2014

36. Assinale a alternativa correta em relação aos sistemas operacionais.
a) Sistemas operacionais de código aberto não possuem suporte técnico.
b) Windows é um sistema operacional de código aberto e por isso é o mais usado.
c) Windows é um sistema operacional mais seguro porque tem o código aberto.
d) Linux é um sistema operacional de código fechado e por isso ainda é pouco usado.
e) Um sistema operacional de código aberto pode ter seu código alterado por qualquer usuário.
Software de código aberto (open source software ou OSS) é o software de computador com o seu código fonte disponibilizado e licenciado com uma licença de código aberto no qual o direito autoral fornece o direito de estudar, modificar e distribuir o software de graça para qualquer um e para qualquer finalidade
Software Proprietário - São softwares disponíveis comercialmente, pois impõem alguma(s) restrição(ões) ao uso (exemplo distribuição, modificação; código fonte aberto). Esse  softwares não oferecem todas as liberdades citadas na definição de "Software Livre". Grande parte dos "Softwares Proprietários" são distribuídos com licenças de uso EULAs (End User License Agreements), de forma que o usuário não "compra" um software, mas o "licencia para uso". Na maioria dos "Softwares Proprietários" o objetivo da EULA é restringir os direitos do usuário e proteger o fabricante do software. Um exemplo de Software Proprietário da Microsoft.


37. Recomenda-se que um usuário de computador sempre tenha uma cópia de segurança de seus arquivos. A operação que realiza este procedimento é conhecida como
a) Digitalização.
b) Codificação.
c) Certificação Digital.
d) Decodificação.
e) Backup.
Tipos de backup (cópia de segurança)
Características comuns

Tipo
de
backup

Copia todos os arquivos selecionados
Mas os marca como arquivos que passaram por backup

Características 
não 
 comuns
Cópia
Sim
Não
A cópia é útil caso seja preferível fazer backup de arquivos entre os backups normal e incremental, pois ela não afeta essas outras operações de backup.
Diário
Sim
Não
Cópia dos arquivos que foram alterados no dia de execução do backup diário.
Diferencial
Não
Não
Copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental.
Incremental
Não
Sim
Copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup nor­mal ou incremental.
Normal ou Completo
Sim
Sim
Só precisa da cópia mais recente do arquivo ou da fita de backup para res­taurar


38. A operação de enviar um arquivo do computador local para um servidor na Internet, entendendo-se servidor como outro computador remoto conectado na Internet, é chamada de
a) Transferência Secundária.
b) Download.
c) E-mail.
d) Upload.
e) Transferência Primária.
Upload é a saída de arquivos do seu computador para a Internet. Caso o servidor de upload esteja na Internet, o usuário do serviço passa a dispor de um repositório de arquivos, similar a um disco rígido, disponível para acesso em qualquer computador que esteja na Internet. 


39. A comunicação entre computadores conectados à Internet é feita por meio de protocolos. Existem protocolos distintos para cada tipo de serviço de comunicação. Assinale a alternativa que contém, respectivamente, um protocolo de navegação de páginas na internet e um protocolo para envio de e-mail.
a) HTTP e SNMP.
b) HTTPS e SMTP.
c) HTTP e HTTPS.
d) FTP e SMTP.
e) SMTP e SNMP.
FTP (Protocolo de Transferência de Arquivo) - Cuida da transmissão do arquivo pela rede.   Usado nos processos: DownLoad e UpLoad.  É o protocolo que tem a capacidade de conectar-se a um sistema remoto e fazer o acesso de diretórios e a transferência de arquivos entre estes sistemas.   O FTP inclui senhas de segurança, o controle de acesso, exige que o usuário se identifique, através de nome e senha, para ter acesso aos arquivos do servidor.  É o serviço mais completo, independência de plataforma.
HTTP  (Protocolo de transferência do Hipertexto) - Usado na  Internet, cuida da transferência de textos HTML. É um conjunto de regras para permuta de arquivos (texto, imagens gráficas, som, vídeo e outros arquivos multimídia) na Web.  É um protocolo de aplicação.  Conceitos essenciais que fazem parte do HTTP incluem a idéia de que os arquivos podem conter referências a outros arquivos cuja seleção irá induzir mais solicitações de transferência.   Qualquer servidor Web contém, além de arquivos HTML e outros. Serviço SSL (Secure Socket Layer)  ou Camada de Conexão Segura - O SSL adiciona proteção à camada de aplicação sendo geralmente usado para transmissão de dados de uma aplicação específica de forma segura, usando criptografia, em um ambiente não seguro, como a Internet.   Uma das principais aplicações é o HTTP, que, quando utilizado em conjunto com o  SSL, é chamado de HTTPS.
SMTP (Protocolo Simples de Transferência de Mensagens) - É um protocolo usado na recepção de e-mails.  Porém, uma vez que ele é limitado em sua habilidade de enfileirar mensagens na recepção final, ele costuma ser usado com um ou dois outros protocolos, POP3 ou IMAP, que permitem que o usuário salve mensagens em um serviço de mensagens e baixe-as periodicamente a partir de um servidor.
SNMP (protocolo simples de gerenciamento de rede) - Controla o gerenciamento de rede, monitoramento de dispositivos da rede e suas funções. Ele não é necessariamente limitado para redes TCP/IP.  O SNMP funciona no modelo cliente servidor. O computador e o sistema utilizado para o gerenciamento atua como cliente, enquanto que os dispositivos gerenciados são os servidores. O software de gerenciamento contata o servidor através do protocolo UDP e envia comandos de consulta para obter informações sobre a configuração do dispositivo, ou comandos para alterar algum parâmetro.
  

40. Digitalizar um documento é uma operação de e pode ser realizada por meio de um periférico como. Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
a) saída de dados … um scanner
b) entrada de dados … uma impressora
c) transferência de dados … um mouse
d) entrada de dados … um scanner
e) saída de dados … um display
Periféricos
Equipamentos que interagem com placa mãe.  São classificados, e somente eles,  em:
Entrada de dados
Teclado; mouse; scanner; Web Cam;  leitora ótica; microfone.
Saídas de dados
Impressora; vídeo; alto falante; traçador gráfico (PLOTTER).
Entrada e saída dados
Drives; vídeo sensível ao toque; Pen Drive; MODEM.
Atenção: Multifuncional é classificada pelas máquinas que a compõe; scanner é periférico de entrada, impressora periférico de saída, fax e copiadora acessórios.
Suprimentos
Suprir as necessidades dos periféricos. Exemplos: disquete, fita, CD, papel para impressora, tinta para impressora.
Acessórios
Presta uma acessória aos periféricos e o computador.  Exemplo: Câmera Digital, fax e copiadora acessórios da impressora multifuncional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário