Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 4ª edição, ano 2018, editora FERREIRA. Link bit.ly/2E7qvzQ

29 de abril de 2015

Prova TRT R 15 2015 Analista - Odontologia - Informática dentro Noções de Administração Geral/Pública

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15a REGIÃO
Analista Judiciário - Área Apoio Especializado
Especialidade Odontologia (Endodontia)

Noções de Administração Geral/Pública

17. O denominado Ciclo PDCA, também conhecido como Ciclo da Melhoria Contínua,
a)      analisa os processos com vistas a realizá-los de maneira otimizada, envolvendo as etapas de planejamento, execução, controle e avaliação.
b)      é um instrumento de gerenciamento de projetos, que contempla planejamento, desenvolvimento, controle e atualização.
c)      consiste em uma metodologia de avaliação de desempenho individual, vinculada a um projeto de constante desenvolvimento e aprimoramento.
d)     corresponde a método de gestão corporativa com dinâmicas de capacitação e aprendizagem.
e)      é um programa de excelência em gestão pública introduzido no âmbito da reforma voltada à implantação do modelo gerencial.

PDCA do inglês: PLAN - DO - CHECK – ACT
Origem
Tornou-se popular pelo Dr. W. Edwards Deming, sempre se refere a ele como o “círculo/ciclo/roda de Deming, ciclo de  Shewhart". Mais tarde na carreira de Deming, ele modificou a PDCA para PDSA (Plan, Do, Study, Act), porque ele sentiu a necessidade de enfatizar o passo de estudar o processo para poder ajustá-lo de acordo com o planejado Outra versão do ciclo PDCA é o OPDCA, onde a letra agregada "O" significa observação.
Definição
É um método iterativo de gestão de “quatro passos”, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos.
Etapas
As etapas sucessivas de cada ciclo PDCA são:
√ PLANEJAR (PLAN)
Estabelecer os objetivos e processos necessários para fornecer resultados de acordo com o projetado (meta ou metas).
√ EXECUTAR (DO)
Implementar o plano, executar o processo, fazer o produto. Coletar dados para mapeamento e análise dos próximos passos "VERIFICAR" e "agir".
√ VERIFICAR (CHECK)
Estudar o resultado atual (medido e coletado no passo anterior “executar”) e compará-lo em relação aos resultados esperados (objetivos estabelecidos no passo “PLANEJAR”) para determinar quaisquer diferenças. Procurar por desvios na aplicação do plano e também olhar para a adequação e abrangência do plano permite a execução do próximo passo, ou seja, "AGIR".
√ AGIR (ACT)
Tomar ações corretivas sobre as diferenças significativas entre os resultados reais e planejados. Analisar as diferenças para determinar suas causas. Determinar onde aplicar as mudanças que incluem a melhoria do processo ou produto.
Conclusão
PDCA  são abertos para contemplar a determinação das causas e as ações propostas, com acompanhamento até a análise crítica sempre que ocorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário