Concurso Público Câmara dos Deputados - Técnico Legislativo
33. Para receber automaticamente listas de atualização de conteúdo publicadas por determinados websites, deve se inscrever em seus respectivos
(A) forums. (B) newsletters. (C) atoms. (D) blogs. (E) feeds.
Correto a alternativa E, aplicação direta da definição.
Só lembrando:
Atom - Atom é o nome dado a um estilo baseado em conteúdo XML e meta data, ou seja, é um protocolo ao nível da aplicação para publicar e editar Fontes web que são periodicamente atualizadas, como por exemplo Blogs. Os feeds devem ser formados em formato XML e são identificados como application/atom+xml media type. O funcionamento deles não difere das Markup Languages tradicionais, com cabeçalhos, títulos e corpo como no HTML 4.0.
Ao contrário do RSS, Atom não é uma sigla, mas também é um formato para divulgação de notícias. Há quem diga que esse projeto é, inicialmente, uma proposta de unificação do RSS 1.0 e do RSS 2.0. O Atom também é baseado em XML, mas seu desenvolvimento é tido como mais sofisticado. O grupo que nele trabalha tem até o apoio de grandes corporações, como o Google.
Blog - Abreviação de weblog, espécie de diário publicado na web as entradas (posts) são tipicamente colocadas em ordem cronológica inversa – o post mais recente aparece na cabeça da página. Descobertos pelos internautas por volta de 2000, os Blogs se tornaram uma febre e fenômeno cultural da web: contam-se aos milhares, cobrindo os mais diversos assuntos.
Feed - o “encarregado” de repassar todas as notícias.
Fórum - É um espaço que possibilita, ao usuário, discutir sobre diferentes assuntos, através da troca de mensagens com outros usuários. Segue o exemplo de funcionamento de um fórum.
Para responder a uma mensagem, é necessário clicar no ícone "Responder". Depois, aparecerá um formulário com os seguintes campos a serem preenchidos: nome, e-mail, título e mensagem. O usuário registrado deverá preencher apenas o campo da mensagem. Já o usuário não registrado deve completar também os campos do nome e do e-mail (esse último não é obrigatório). Apenas os usuários registrados estão autorizados a abrir temas para discussão. Para ser um usuário registrado, é necessário cadastrar-se. Para tanto, basta ir até a home do Fórum e completar um breve formulário.
Qualquer pessoa pode deixar uma mensagem no fórum, mas todos os fóruns são moderados. Ou seja, apenas os moderadores têm o direito de apagar mensagens, se essas desrespeitarem as normas estabelecidas na política de uso desse serviço. Por isso, não é possível criar um fórum, mas o usuário pode enviar sugestões. Em todas as categorias existe a opção "Sugerir Fórum". Basta clicar neste item e completar os dados solicitados pelo formulário.
No fórum, não é permitido enviar arquivos junto com as mensagens
Clicando sobre as palavras "fóruns", "temas", "criação", "autor", "visitas" e "última mensagem", é possível mudar a ordem das mensagens e dos fóruns. Clicando em "Fóruns", o usuário os colocará em ordem alfabética descendente (indicada pela flecha apontando para baixo). Clicando novamente, os fóruns serão ordenados em ordem alfabética ascendente (indicada pela flecha apontando para cima). As opções "Temas", "Autor" e "Mensagens" têm a mesma função. "Criação" é a data em que o fórum ou o tema foram criados e "Última mensagem" indica a data em que a última mensagem foi enviada. "Visitas" informa a quantidade de usuários que acessaram os assuntos e os fóruns.
A opção "enviar um tema a um amigo" permite convidar conhecidos a participarem do fórum.
Em relação às mensagens, é possível colorir suas letras, mudar o fundo, sublinhar, usar negrito, itálico, tachado, inserir links ou emails, inserir carinhas, colocar textos em movimento (scroll). Para formatar de acordo com a preferência do usuário, é necessário colocar o texto da mensagem entre tags. Por exemplo: para escrever em vermelho a palavra Chat, é preciso escrever da seguinte forma [vermelho]Chat[/vermelho]. Caso queira escrever a palavra Chat em um fundo verde, deve digitar [fundoverde]Chat[/fundoverde].
O serviço de fóruns permite que você:
· deixe uma nova mensagem
· responda mensagens
· veja as mensagens separadas (uma mensagem e suas respostas)
· veja a lista de mensagens sem suas respectivas respostas
· fazer uma busca de mensagens (por nome do fórum, palavras chave e por data).
· criar um tema para discussão (essa opção é apenas para usuários registrados).
· ler as notas relacionadas com cada tema
· sugerir um fórum
· enviar o assunto do fórum a um amigo
Para FORMATAR MENSAGENS, o usuário precisa conhecer Perl, PHP, ASP, etc. Não precisa ter espaço em seu provedor. Basta adicionar o código HTML à sua página.
(A) forums. (B) newsletters. (C) atoms. (D) blogs. (E) feeds.
Correto a alternativa E, aplicação direta da definição.
Só lembrando:
Atom - Atom é o nome dado a um estilo baseado em conteúdo XML e meta data, ou seja, é um protocolo ao nível da aplicação para publicar e editar Fontes web que são periodicamente atualizadas, como por exemplo Blogs. Os feeds devem ser formados em formato XML e são identificados como application/atom+xml media type. O funcionamento deles não difere das Markup Languages tradicionais, com cabeçalhos, títulos e corpo como no HTML 4.0.
Ao contrário do RSS, Atom não é uma sigla, mas também é um formato para divulgação de notícias. Há quem diga que esse projeto é, inicialmente, uma proposta de unificação do RSS 1.0 e do RSS 2.0. O Atom também é baseado em XML, mas seu desenvolvimento é tido como mais sofisticado. O grupo que nele trabalha tem até o apoio de grandes corporações, como o Google.
Blog - Abreviação de weblog, espécie de diário publicado na web as entradas (posts) são tipicamente colocadas em ordem cronológica inversa – o post mais recente aparece na cabeça da página. Descobertos pelos internautas por volta de 2000, os Blogs se tornaram uma febre e fenômeno cultural da web: contam-se aos milhares, cobrindo os mais diversos assuntos.
Feed - o “encarregado” de repassar todas as notícias.
Fórum - É um espaço que possibilita, ao usuário, discutir sobre diferentes assuntos, através da troca de mensagens com outros usuários. Segue o exemplo de funcionamento de um fórum.
Para responder a uma mensagem, é necessário clicar no ícone "Responder". Depois, aparecerá um formulário com os seguintes campos a serem preenchidos: nome, e-mail, título e mensagem. O usuário registrado deverá preencher apenas o campo da mensagem. Já o usuário não registrado deve completar também os campos do nome e do e-mail (esse último não é obrigatório). Apenas os usuários registrados estão autorizados a abrir temas para discussão. Para ser um usuário registrado, é necessário cadastrar-se. Para tanto, basta ir até a home do Fórum e completar um breve formulário.
Qualquer pessoa pode deixar uma mensagem no fórum, mas todos os fóruns são moderados. Ou seja, apenas os moderadores têm o direito de apagar mensagens, se essas desrespeitarem as normas estabelecidas na política de uso desse serviço. Por isso, não é possível criar um fórum, mas o usuário pode enviar sugestões. Em todas as categorias existe a opção "Sugerir Fórum". Basta clicar neste item e completar os dados solicitados pelo formulário.
No fórum, não é permitido enviar arquivos junto com as mensagens
Clicando sobre as palavras "fóruns", "temas", "criação", "autor", "visitas" e "última mensagem", é possível mudar a ordem das mensagens e dos fóruns. Clicando em "Fóruns", o usuário os colocará em ordem alfabética descendente (indicada pela flecha apontando para baixo). Clicando novamente, os fóruns serão ordenados em ordem alfabética ascendente (indicada pela flecha apontando para cima). As opções "Temas", "Autor" e "Mensagens" têm a mesma função. "Criação" é a data em que o fórum ou o tema foram criados e "Última mensagem" indica a data em que a última mensagem foi enviada. "Visitas" informa a quantidade de usuários que acessaram os assuntos e os fóruns.
A opção "enviar um tema a um amigo" permite convidar conhecidos a participarem do fórum.
Em relação às mensagens, é possível colorir suas letras, mudar o fundo, sublinhar, usar negrito, itálico, tachado, inserir links ou emails, inserir carinhas, colocar textos em movimento (scroll). Para formatar de acordo com a preferência do usuário, é necessário colocar o texto da mensagem entre tags. Por exemplo: para escrever em vermelho a palavra Chat, é preciso escrever da seguinte forma [vermelho]Chat[/vermelho]. Caso queira escrever a palavra Chat em um fundo verde, deve digitar [fundoverde]Chat[/fundoverde].
O serviço de fóruns permite que você:
· deixe uma nova mensagem
· responda mensagens
· veja as mensagens separadas (uma mensagem e suas respostas)
· veja a lista de mensagens sem suas respectivas respostas
· fazer uma busca de mensagens (por nome do fórum, palavras chave e por data).
· criar um tema para discussão (essa opção é apenas para usuários registrados).
· ler as notas relacionadas com cada tema
· sugerir um fórum
· enviar o assunto do fórum a um amigo
Para FORMATAR MENSAGENS, o usuário precisa conhecer Perl, PHP, ASP, etc. Não precisa ter espaço em seu provedor. Basta adicionar o código HTML à sua página.
Nenhum comentário:
Postar um comentário