a) encaixou diretamente na placa-mãe dois plugues USB.
b) encaixou diretamente na placa-mãe um plugue paralelo.
c) utilizou um slot livre.
d) utilizou dois slot livres. CORRETO
e) encaixou diretamente na placa-mãe um plugue USB.
Só completando o conceito
Componentes Básicos de um computador Digital:
CPU ou UPC (Unidade de Processamento Central) ou UCP (Unidade Central de Processamento)
UC (Unidade de Controle)
Também chamada de control unit, é o componente da CPU responsável pelo controle de todas as instruções.
Opera como coração para o restante do sistema, enviando impulsos elétricos para colocar em seqüência apropriada (ordem) e sincronizada (tempo) com a operação os outros componentes.
Ela fornece a sincronização e a ordenação de operações, necessária para a execução correta de programas.
Regula as pulsações eletrônicas transmitidas para os outros componentes do processador. Estes impulsos, ou marca passo, são usados como sinal para cada componente, quando seu ciclo de trabalho se inicia ou termina.
Para seqüenciar as instruções que serão executadas, a unidade de controle segue uma série de etapas para cada instrução do programa:
1. Recuperar a instrução da memória.
2. Determinar a operação requerida pela instrução.
3. Recuperar os dados apropriados da memória (se requeridos).
4. Dirigir o componente do processador apropriado para efetuar a operação indicada pela instrução.
5. Determinar se a operação está adequadamente completa.
6. Armazenar o resultado da operação na memória (se necessário).
7. Determinar a localização na memória da próxima instrução a ser recuperada.
8. Reiniciar o ciclo.
Subdivide-se em registrador de controle, registrador de instrução, decodificador, clock da unidade de controle e gerenciador de passos.
ULA (Unidade de Lógica e Aritmética)
Possui um circuito eletrônico complexo, com capacidade para efetuar operações aritméticas, textuais e lógicas (decisões) sobre dados. Todas as operações efetuadas pelo computador são projetadas e impressas eletronicamente na Como parte do processo de fabricação de hardware (microcomputador). Uma vez construída, a ULA não pode ser modificada. Logo, as limitações operacionais básicas do computador são estabelecidas permanentemente.
Para cada operação efetuada pela ULA, existe um código binário de operação reconhecido pela Unidade de Controle como comando para ativação da operação correspondente. Estes comandos são escritos pelos programadores de hardware como instruções para o processador executar as operações desejadas — correspondem ao firmware.
Também chamada de arithmetic logic unit, executa a operação dos dados de forma lógica (compara valores localizados em diferentes partes da memória, especificando qual o maior ou se são iguais) e aritmética (realiza apenas as quatro operações básicas), conforme as ordens recebidas da Unidade de Controle (UC).
Subdivide-se em registradores, circuitos de execução e registrador de resultado.
Registradores
A função deste dispositivo é de conservar, receber e transferir informações comandadas pelos circuitos de controle.
• Registrador de controle
Responsável por manter, constantemente, o endereço de memória que contém a próxima instrução a ser executada; mesmo que seja efetuado um desvio de execução, o registrador de controle localizará o endereço da próxima instrução; os desvios de execução podem ser executados de duas formas:
1. incondicional: o desvio será feito sem que nenhuma condição seja testada; assim sendo, a Unidade de Controle substitui o endereço do registrador de controle pelo endereço informado pela instrução (... para ...”);
2. condicional: o desvio será executado se e somente se uma condição, após testada, for aceita; neste caso, a Unidade de Controle substitui o endereço do registrador de controle pelo endereço informado pela instrução (“se ocorrer tal condição, então vá para ...”).
• Registrador de instrução - mantém os endereços de memória dos operandos envolvidos no processo, “carregando” em seu interior a instrução que estiver sendo executada bem como o código de operação dessa instrução.
NOTA
1 Convém esclarecer que existem registradores internos à Unidade de Controle (UC), registradores internos à Unidade de Lógica e Aritmética (ULA) e o registrador da própria CPU (externo à UC e à ULA), também chamado de cache interno da CPU, de tal sorte que a palavra registrador aparecerá em várias partes desta unidade, mas se referindo a componentes diferentes.
2 Enquanto a Unidade de Controle (UC) processa as instruções, a Unidade Lógica e Aritmética (ULA) processa os dados, produzindo um resultado. Por exemplo, na instrução “some 2 com 3”, temos:
Instrução (UC) - some (operação a ser realizada)
Dados (ULA) — 2 (primeiro dado) — 3 (segundo dado)
Resultado — 5 (informação de resultado)
Clock da unidade de controle
Também chamado de clock interno, otimiza o trabalho, gerando impulsos elétricos sincronizados, controlando o tempo gasto por uma instrução e conduzindo a entrada dos passos que formam cada instrução.
Canais
São equipamentos de hardware usados pelo processador para a transferência de dados entre a memória e os equipamentos que formam os outros componentes do sistema de computação, a interface e a unidade de armazenamento. Estes são geralmente denominados "equipamentos periféricos", pois são localizados "em torno” ou "fora" da unidade central de processamento - a periferia.
Cada equipamento periférico é ligado a um canal em um ponto específico denominado porta. Cada porta possui identificação única, o seu endereço. Pode-se, então, ligar vários equipamentos periféricos via portas aos canais.
Os dados e as instruções fluem através dos canais, dos periféricos para o processador e do processador para os periféricos (equipamentos da interface e da unidade de armazenamento).
Barramentos
É um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como o CPU, a memória e outros periféricos. O desempenho do barramento é medido pela sua largura de banda (quantidade de bits que podem ser transmitidos ao mesmo tempo), geralmente potências de 2: 8 bits, 16 bits, 32 bits, 64 bits, etc. Também pela velocidade da transmissão medida em bps (bits por segundo) por exemplo: 10 bps, 160 Kbps, 100 Mbps, 1 Gbps etc.
Existem três tipos:
• Barramento de dados - é um conjunto de microlinhas utilizado pelo processador para comunicação ou transporte de dados, informações ou instruções, tanto entre ele e o exterior como no sentido inverso.
Em cada uma dessas microlinhas “viaja” apenas um bit por vez; desta forma, o número de linhas no barramento de dados de um computador caracteriza a quantidade de bits que pode ser transferida de uma só vez, caracterizando, também, o tipo de máquina que está sendo usada (computadores de 8, 16, 32, 64 bits). Em um computador de 16 bits há 16 microlinhas.
• Barramento de controle - como o próprio nome diz, esse tipo de barramento é usado pelo processador para controlar as unidades-componentes e dados com as quais se comunica. O número de microlinhas, no caso, é variável e depende do tipo de processador utilizado.
• Barramento de endereços - formado por microlinhas de endereços, é um canal de comunicação que indica ao processador a posição da memória em que se encontra o dado a ser tratado. O dado, após ter sido localizado, é enviado ao processador através do barramento de dados. O número de microlinhas desse tipo de barramento caracteriza a quantidade de memória a que o processador tem acesso direto.Então, as vias por onde o microprocessador envia o endereço para a memória são chamadas de barramento de endereços e as vias por onde a memória envia o dado lido para o microprocessador são chamados de barramento de dados; e pelo barramento de controle é que a memória é avisada se a operação requisitada pelo mesmo é uma leitura ou escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário