Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 4ª edição, ano 2018, editora FERREIRA. Link bit.ly/2E7qvzQ

14 de novembro de 2011

Ag. Tele SP/2011 Q.61 ... padrões de slots usados atualmente

61. Os slots da placa de sistema ou motherboard são usados para conectar placas de expansão, tais como placas de vídeo, de som, de rede, dentre outras. Podemos citar como exemplos de padrões de slots usados atualmente

a) ZlF, AGP e AGP Express.

b) PCI, AGP e PCI Express.

c) PCI, LGA e AGP.

d) ISA, PCI e ZIF Express.

e) PCI. AGP e LGA.

São padrões de slots:

PCI - (Peripheral Component Interconnect - Interconector de Componentes Periféricos) é um elemento para conectar periféricos em computadores baseados na arquitetura IBM PC.Foi criado pela Intel em junho de 1992 na mesma época em que desenvolvia o processador Pentium. O barramento PCI veio para substituir o barramento ISA, já que o mesmo não atendia mais a demanda de largura de banda dos dispositivos. Tem capacidade de trabalhar transferindo 32 bits ou 64 bits a frequências de 33MHz ou 66 MHz, oferecendo taxas de transferência suficientemente grandes para uma grande variedade de dispositivos. Possui recurso Plug and Play, que configura IRQ, DMA e I/O do dispositivo automaticamente. O barramento PCI é compartilhado por todos os periféricos conectados a ele, tendo um limite de cinco dispositivos compartilhando o mesmo barramento. Diversos dispositivos utilizam o barramento PCI como interface de comunicação com o computador. Placas de rede e modems são exemplos de dispositivos que são fabricados para operar com PCI. Mas outros dispositivos também usam do PCI para se comunicar com o computador. Entre eles estão controladoras, placas de vídeo antigas, adaptadores USB, placas de áudio, e adaptadores seriais e paralelos. O barramento PCI pode trabalhar com diversas configurações de clock e largura, sendo mais comum o barramento operar a 33MHz transferindo 32 bits. Outras configurações eram mais usadas em servidores.Abaixo uma tabela compilando o barramento PCI em diferentes configurações:

Largura

Clock

Taxa de transferencia

32 bits

33MHz

132 MiBps

64 bits

33MHz

264 MiBps

64 bits

66MHz

528 MiBps

O barramento PCI-X é uma evolução do PCI de 64 bits, que tem como principal diferença um aumento na largura de banda por consequência do aumento do clock do barramento para 100MHz ou 133 MHz. Contudo, é compatível com o PCI de 64 bits.

AGP - Accelerated Graphics Port (Porta Gráfica Acelerada) (AGP, muitas vezes também chamada Advanced Graphics Port (Porta Gráfica Avançada)) é um barramento de computador (computer bus) ponto-a-ponto de alta velocidade, padrão para conectar um tipo de periférico a uma placa-mãe de computador, geralmente é acoplado a esse slot uma aceleradora gráfica, que tem a função de acelerar o processamento de imagens 3D (terceira dimensão). A AGP aloca dinamicamente a memória RAM do sistema para armazenar a imagem da tela e para suportar o mapeamento de textura, z-buffering e alpha blending. O barramento AGP foi criado pela Intel , e esta empresa montou originalmente o AGP em um chipset para seu microprocessador Pentim II em 1997. As placas AGP normalmente excedem um pouco as placas PCI em tamanho. O AGP se tornou comum em sistemas mainstream em1988. A primeira versão do AGP, agora chamada AGP 1x, usa um barramento de 32-bits operando a 66 MHz. Isto resulta em uma máxima tranferência de dados para um slot AGP 1x de 266 MB/s. Em comparação, um barramento PCI de 32-bits a 33MHz padrão (o qual pode ser composto de um ou mais slots) consegue no máximo 133 MB/s. A partir de 2003, novas versões do AGP incrementam a taxa de transferência dramaticamente de dois a oito vezes. Versões disponíveis incluem AGP 2x, AGP 4x, e AGP 8x. Em adição, existem placas AGP Pro de vários tipos. Elas requerem usualmente maior voltagem e algumas ocupam o espaço de duas placas em um computador (ainda que elas se conectam a apenas um slot AGP). O AGP permite o uso eficiente da memória de frame buffer, ajudando assim também a performance dos gráficos 2D. De fato, muitos sistemas RAID para servidores "headless" (isto é, faltando um display conectado) se conectam no slot AGP vazio para pegar a vantagem de seu alto throughput em oposição ao PCI. AGP provê um desenho da gerência de memória coerente, o qual permite ler dados dispersos da memória do sistema em rajadas. AGP reduz o custo geral de criar subsistemas gráficos de última geração usando a memória do sistema existente. Porém, a memória genérica do sistema, mesmo sendo barata, é muito mais lenta que a memória integrada na aceleradora gráfica, e tanto as aceleradoras gráficas de baixo custo como as de alto custo, tem sua alta performance dependente das memórias. Aceleradoras gráficas simples com pouca memória integrada foram beneficiadas pelo barramento AGP desde o começo dessa tecnologia, mas com a queda dos preços das memórias desde 2000, mesmo simples aceleradoras gráficas contam com grande quantidade de memória integrada, e por esse motivo gráficos 3D pouco usam da memória do sistema.

PCI Express - também conhecido como PCIe ou PCI-Ex é o padrão de spots (soquetes) criada para placas de expansão utilizadas em computadores pessoais para transmissão de dados. Introduzido pela empresa Intel em 2004, o PCI-Express foi concebido para substituir os padrões AGP e PCI. Sua velocidade vai de 1x até 32x, mesmo a versão 1x consegue ser seis vezes mais rápido que o PCI tradicional. No caso das placas de vídeo, um slot PCI Express de 16x (transfere até 4GB por segundo) é duas vezes mais rápido que um AGP 8x. Isto é possível graças a sua tecnologia, que conta com um recurso que permite o uso de uma ou mais conexões seriais para transmissão de dados. A tecnologia utilizada no PCI-Ex conta com um recurso que permite o uso de várias conexões seriais ("caminhos" também chamados de lanes) para transferência de dados. Se um determinado dispositivo usa apenas um caminho (conexão) a demais que o PCI comum, então diz-se que este utiliza o barramento PCI Express 1x, se utiliza 4 conexões, sua denominação é PCI Express 4x e assim por consequentemente. Cada lane pode ser bidirecional, isto é, recebe e envia dados (250 MB/s) em ambas direções simultaneamente. O PCI Express usa uma arquitetura de baixa voltagem nas suas conexões, chamadas de linhas LVDS (Low Voltage Differential Signalling). Devido isso, permite grande imunidade ao ruído e também permite aumentar a largura de banda. Isso foi possível graças à redução de atrasos nas linhas de transmissão (timing skew).

Nenhum comentário:

Postar um comentário