Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 3a edição, editora FERREIRA.

Link: https://www.editoraferreira.com.br/1/47/176/224/editora-ferreira/livros/informatica-para-concursos/

17 de novembro de 2011

Ag. Tele SP/2011 Q.64 Em um disco rígido, a divisão da mídia magnética em trilhas, setores cilindros é conhecida como formatação.

a) de particionamento.

b) lógica.

c) de baixo nível. GABARITO OFICIAL

d) de alto nível.

e) de alocação

Questão que cabe recurso, a resposta seria b) lógica.

Texto para recurso

Sistema de arquivos

Fonte: Universidade Federal de Pelotas, Bacharelado em Ciência da Computação, Laboratório de Computação, Prof. Gerson Cavalheiro

Um disco, quando entregue pelo fabricante de disco, consiste em um espaço de armazenamento totalmente vazio e não inicializado – pode-se assumir que cada posição do disco contém o valor 0 (zero). Esta inicialização corresponde à formatação de “baixo nível”. Esta formatação permite que o disco esteja pronto para ser usado para gravar conteúdo, mas não permite uma visão lógica das informações armazenadas. O Sistema de Arquivos (SA) é a política aplicada à organização lógica da superfície de um disco. É o SA quem define como cada posição do disco deve ser endereçada, ele faz isto demarcando o disco com espaços pré determinados: os chamados setores, trilhas e cilindro. Desta forma, um SA pode ser considerado como um conjunto de estruturas que permitem que organização hierárquica e acesso aos dados em um meio de armazenamento de dados. A Figura 1 apresenta um esquema destes elementos em um disco rígido.

Click em cima da figura para visualizar melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário