Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 4ª edição, ano 2018, editora FERREIRA. Link bit.ly/2E7qvzQ

24 de outubro de 2012

Prova ATA - 2012 Questão: ... Redes Locais (LAN) cabeadas, o meio de transmissão ...


Cabo coaxial.
É um tipo de cabo condutor usado para transmitir sinais. Este tipo de cabo é constituído por diversas camadas concêntricas de condutores e isolantes, daí o nome coaxial. O cabo coaxial é constituído por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante e rodeado duma blindagem. Este meio permite transmissões até frequências muito elevadas e isto para longas distâncias.


Cabo Ethernet.
Cada dispositivo a ser conectado à rede Ethernet exige um cabo de par trançado RJ-45 padrão, às vezes chamado de cabo patch. 


Cabo fibra óptica.
Fornece especificações para a velocidade de transmissão de dados (alta, 100 Mbps), em redes em anel, podendo, por exemplo, conectar 1000 estações de distâncias de até 200 Km.
À fibra ótica como meio de transmissão
ü  é recomendável para ligações ponto-a-ponto e multiponto.
ü  é imune a ruído eletromagnético.
ü  sua taxa de transmissão é da ordem de Mbps, quando os protocolos  forem TCP/IP.
ü  a atenuação independe da frequência do sinal de luz codificado.
a transmissão é realizada pelo envio de um sinal de luz codificado


Cabo fino 10 BASE-T. 10 BASE = 10 mb/s de sinal  T = Par Trançado.

Cabo par trançado.
É um tipo de cabo que tem um par fios entrelaçados um ao redor do outro para cancelar as interferências eletromagnéticas de fontes externas e interferências mútuas (linha cruzada ou, em inglês, crosstalk ) entre cabos vizinhos. A taxa de giro (normalmente definida em termos de giros por metro) é parte da especificação de certo tipo de cabo. Quanto maior o número de giros, mais o ruído são cancelados. Foi um sistema originalmente produzido para transmissão telefônica analógica que utilizou o sistema de transmissão por par de fios. Aproveita-se esta tecnologia que já é tradicional por causa do seu tempo de uso e do grande número de linhas instaladas. A matéria-prima fundamental utilizada para a fabricação destes cabos é o cobre, por oferecer ótima condutividade e baixo custo, portanto deve-se analisar com bastante cuidado a segurança contra descargas elétricas. Um acidente com descarga elétrica em qualquer ponto da rede pode comprometer toda a rede local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário