Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 4ª edição, ano 2018, editora FERREIRA. Link bit.ly/2E7qvzQ

17 de abril de 2008

Prova TFC/2008 Q.47- Na comunicação segura ... chave de sessão ...

47- Na comunicação segura (confidencial) entre os usuários A e B, uma chave de sessão é definida como chave
a) assimétrica pública de A.
b) simétrica compartilhada por A e B. CORRETO
c)
assimétrica compartilhada por A e B.
d) assimétrica pública de B.
e) de assinatura digital.
Só lembrando:
Chave de Sessão
- Chave para sistemas criptográficos simétricos. Utilizada pela duração de uma mensagem ou sessão de comunicação. O protocolo SSL (Secure Sockets Layer) utiliza as chaves de sessão para manter a segurança das comunicações via Internet.
Serviço SSL (Secure Socket Layer) Camada de Conexão Segura
O SSL adiciona proteção à camada de aplicação sendo geralmente usado para transmissão de dados de uma aplicação específica de forma segura, usando criptografia, em um ambiente não seguro, como a Internet. Uma das principais aplicações é o HTTP, que, quando utilizado em conjunto com o SSL, é chamado de HTTPS. Os principais navegadores do mercado, como o NetScape e o Internet Explorer, por exemplo, já trazem este recurso incorporado .
Foi projetado para funcionar em um ambiente cliente-servidor, onde o host que inicia a comunicação é o cliente e outro é o servidor. Os principais elementos do SSL são os seguintes:
Protocolo de alerta
Trata erros e negocia o fim da conexão. Através do SSL os dois hosts estabelecem a conexão e criam uma sessão, específica para tratar as mensagens transmitidas entre dois endereços IP e duas portas.
Protocolo de negociação
Negocia o uso do algoritmo de criptografia (por exemplo, DES ou RC4) e faz a troca de chaves. O protocolo trabalha com o mecanismo de chave pública e privada.
Protocolo de registro
Funciona como uma camada abaixo de todas as mensagens SSL, sendo responsável pela criptografia e checagem da integridade dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário