Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 3a edição, editora FERREIRA. Link http://www.editoraferreira.com.br/informatica/Informatica-para-Concursos

27 de outubro de 2013

Prova Fundação Pró-sangue SP cargos: Analista de Gestão Administrativa e Auxiliar Administrativa


Analista de Gestão Administrativa

66  Analise a especificação de um notebook apresentada a seguir.
Notebook Acer V51716429 Wireless, Intel® Core™  i3 2375m, 4 Gb, HD 500 Gb, LED 11,6" W8

Nessas  condições,  “Intel®  Core™  i3  2375m”  faz  referência  ao seguinte componente de hardware: 
a) memória DDR3. 
Double Data Rate 3 chegaram ao mercado para substituir o padrão DDR2, tal como este substituiu o tipo DDR. Dobra a quantidade de operações por vez em relação ao padrão anterior, ou seja, realiza 8 procedimentos de leitura ou gravação a cada ciclo de clock, quatro no início deste e outros quatro no final.
b) disco rígido SATA. 
O padrão Serial ATA apareceu em Fevereiro de 2003 a fim de compensar as limitações da norma ATA (mais conhecida sob o nome "IDE"e retroativamente chamada Parallel ATA), que utiliza um modo de transmissão em paralelo. Com efeito, o modo de transmissão em paralelo não foi pensado para suportar frequências elevadas devido aos problemas ligados às interferências eletromagnéticas entre os diferentes cabos de interligação. O disco continua a utilizar a tecnologia de gravação eletromagnéticas, difere sobretudo no standard de comunicação.
c) microprocessador
d) placa de vídeo multimídia. 
É o uso combinado de vídeo, imagem, som e texto em programas de computador.
e)  coprocessador aritmético. 
É uma UCP de computador usada para suplementar as funções do microprocessador principal. As operações realizadas pelo coprocessador podem ser de ponto flutuante aritmético, computação gráfica, processamento de sinais, processamento de cadeias de caracteres ou criptografia.


67  Os sistemas operacionais Windows, Unix e Linux apresentam uma característica, que permite a execução de programas de forma concorrente, cada um em uma área de execução específica, o que  facilita  a  finali-zação  de  um  deles,  no  caso  de  funcionamento anormal, sem prejudicar os demais.  No caso do Windows 7 BR, quando se executa o atalho de teclado Ctrl + Alt + Del, é possível o acesso à janela do Gerenciador de Tarefas  e,  com  isso,  finalizar  alguma  tarefa  que  não  esteja respondendo. 
Essa característica é conhecida pelo termo 
a) multitarefa segmentada.                            b) multiprogramação particionada. 
c) multiprocessamento compartilhado.          d) multiprogramação cooperativa. 
e)  multitarefa preemptiva. (Mais conhecida como multi­tarefa de antecipação)

Ambiente - Resumo
Característica principal
Lote  (Batch):
Tarefas agrupadas, depois processadas, ou seja, o sistema operacional agrupa várias tarefas, exemplo: carta, planilha, etc.  Para depois processar.
Monoprocessado
Um único processador, ou seja, o computador tem um único processador, para fazer todas as tarefas..
Monousuário
Um único usuário, ou seja, uma única pessoa usando o computador.
Monoprogramado
Um único programa rodando na CPU, ou seja, o computador trabalhando com um único programa.
Monotarefa
Uma única  tarefa sendo executada  na CPU, fazendo uma única tarefa de cada vez.
Multiprocessado
Vários processadores conectados, ou seja, na placa mãe tem vários processadores trabalhando junto para fazer a mesma tarefa ou tarefas diferentes, tudo ao mesmo tempo.
Multiusuário
Vários usuários compartilhando a mesma CPU, ou seja, várias pessoas usando o mesmo computador.
Multiprogramado
Vários programas rodando na CPU, ou seja, o computador trabalhando com vários  programas ao mesmo tempo.
Multitarefa
Várias  tarefas sendo executadas  na CPU, ou seja, , fazendo varias tarefa ao mesmo tempo, portanto é necessário escalonamento de tarefas.
Time-Sharing
Único que respeita hierarquia de rede, ou seja, através da senha, portanto quanto mais importante o usuário ou a tarefa, será atendido pelo computador imediatamente ou não.
Real-Time
Aplicação sendo executada em tempo real, ou seja, utilizada por exemplo: na bolsa de valores, podendo passar cotações em tempo real para o mundo.
On-Line
Em rede
Off-Line
Fora de rede


68 Analise  as  características  das  duas  redes  de  computadores listadas a seguir. 
I.  Utiliza os recursos da Internet, permitindo  acesso somente para  os  funcionários  de  uma  determinada  empresa  X  e  liberado  somente  no  ambiente  de  trabalho  e  em computadores registrados  na rede, totalmente  direcionada para o ambiente interno. 
II.  Utiliza  os  recursos  da  Internet,  a  rede  privada  de  uma empresa Y permite o acesso aos fornecedores, para facilitar pedidos e pagamentos, além de ser utiliza-da também para contato privado com os clientes. 
Conceitualmente,  essas  duas  redes  são,  respectivamente, conhecidas por 
a) Intranet e Extranet.                       b) Extranet e Metro Ethernet.           c) Gigabit Ethernet e Intranet. 
d) Metro Ethernet e Fast Ethernet.    e)  Fast Ethernet e Gigabit Ethernet. 
Extranet é um ambiente baseado na Internet para relacionamento entre uma empresa ou instituição e seus stakeholders. Diferencia-se da Intranet basicamente por atingir um público diferente, já que a Intranet restringe-se ao público interno.
Fast Ethernet é um termo para vários padrões da Ethernet que levam o tráfego de dados à taxa nominal de 100 Mbit/s, contra a taxa de transmissão de 10 Mbit/s da Ethernet original.
Gigabit Ethernet (GbE ou 1 GigE) é o termo que descreve várias tecnologias para transmissão de quadros em uma rede a uma velocidade de 1 Gigabit por segundo (Gigabit/s) definido no padrão IEEE 802.3-2005. É possível encontrar redes Gigabit Ethernet no mercado usando HUB mas pela norma a rede só pode ser usada através de um switch.
Intranet é um ambiente utilizado por empresas ou instituições em geral para compartilhar informações e viabilizar processos com os colaboradores/ público interno. Trata-se de um mecanismo de comunicação interna que integra as equipes e permite chegar a todos os colaboradores de forma homogênea. Na rede compartilhada por LAN (Local Area Network), os computadores ficam localizados em um mesmo espaço físico, como em um escritório, e não precisam estar conectados à Internet para que os usuários tenham acesso à Intranet da empresa.
Rede Metro Ethernet (MEN – Metropolitan Ethernet Network) é definida basicamente como uma rede que interconecta LANs corporativas geograficamente separadas, interconectando-se ainda a uma rede WAN ou backbone operados pelo provedor de serviços


69  Com  relação  à  segurança  e  à  integridade,  assinale  V  para  a afirmativa verdadeira e F para a falsa. 
(   ) A  Assinatura  digital  deve  garantir  a  integridade  do documento ao qual está associada. 
(   ) A Integridade tem por objetivo garantir que a informação que está a ser veiculada ou armazenada
não é corrompida. 
(   ) Senhas, sistemas biométricos, cartões inteligentes e firewalls são mecanismos para garantia da integridadede dados. 
As afirmativas são, respectivamente, 
a) F, V e F.              
 b)  F, V e V.            
c)  V, F e F.              
d) V, V e F.          
e)  F, F e V.  
Não a integridade e sim autenticidade
Sistemas Biométricos
São sistemas automáticos de verificação de identidade baseados em características físicas do usuário. Esses sistemas têm como objetivo suprir deficiências de segurança das senhas, que podem ser reveladas ou descobertas, e das tokens, que podem ser perdidas ou roubadas. Os sistemas biométricos automáticos são uma evolução natural dos sistemas manuais de reconhecimento amplamente difundidos há muito tempo, como a análise grafológica de assinaturas, a análise de impressões digitais e o reconhecimento de voz. Hoje já existem sistemas ainda mais sofisticados, como os sistemas de análise da conformação dos vasos sanguíneos na retina.


70  Com relação  ao  ambiente  operacional,  avalie  os fragmentos  a seguir. 
I. Um sistema que reforça a política de segurança de uma empresa na comunicação entre uma rede privada e a Internet, tem por finalidade determinar que serviços contidos na rede podem ser acessados de fora da mesma, bem como quais usuários fora da rede podem acessar tais serviços.
II. Uma cópia atualizadas das informações armazenadas em um computador ou em uma rede de computadores, que tem por finalidade garantir a segurança dos dados, caso haja uma falha no computador salva, nessa cópia de segurança, a maior parte das informações relevantes.
Tecnicamente, os fragmentos estão caracterizando, respectivamente, 
a) Backup e Storage. 
 b) Firewall e Backup. 
 c) Proxy e Firewall. 
d) Storage e Switch. 
 e) Switch e Proxy. 
Proxy - Um servidor proxy é um computador intermediário que fica entre o computador do usuário e a Internet. Pode ser utilizado para registrar o uso da Internet e também para bloquear o acesso a um site da Web. O firewall do servidor proxy bloqueia alguns sites ou páginas da Web por vários motivos. Como resultado, talvez você não consiga fazer o download do Java Runtime Environment (JRE) ou executar alguns mini-aplicativos Java.
Switch - Ou comutador é um importante equipamento que possibilita a conexão de computadores em redes. 




Auxiliar Administrativa

26. No que diz respeito aos componentes de um microcomputador, podem ser identificadas três categorias de dispositivos.
I. Os que operam exclusivamente na saída de dados,
II. Os que operam exclusivamente na entrada de dados,
III. Os que operam tanto na entrada corno na saída de dados, dependendo do momento de sua utilização no processamento.
Assinale a alternativa que indica um dispositivo enquadrado na categoria I.
a) Scanner.                                         b) Pen drive.                                      c) Disco rígido.          
d) Impressora laserjet.                        e) Impressora multifuncional.
Periféricos
Equipamentos que interagem com placa mãe.  São classificados, e somente eles,  em:
Entrada de dados
Teclado; mouse; scanner; Web Cam;  leitora ótica; microfone.
Saídas de dados
Impressora; vídeo; alto falante; traçador gráfico (PLOTTER).
Entrada e saída dados
Drives; vídeo sensível ao toque; Pen Drive; MODEM.
Atenção: Multifuncional é classificada pelas máquinas que a compõe; scanner é periférico de entrada, impressora periférico de saída, fax e copiadora acessórios.
Suprimentos
Suprir as necessidades dos periféricos. Exemplos: disquete, fita, CD, papel para impressora, tinta para impressora.
Acessórios
Presta uma acessória aos periféricos e o computador.  Exemplo: Câmera Digital, fax e copiadora acessórios da impressora multifuncional.


27. Observe a figura a seguir, que ilustra um disco rígido SATA.

Uma funcionalidade desse dispositivo é
a) realizar, como função principal, o processamento de dados sendo um componente da CPU.
b) possuir o valor de 500 GB como padrão para sua capacidade máxima de armazenamento.
c) possuir o valor de 100 Gbps como referência para a taxa de gravação de dados.
d) armazenar dados de forma temporária sendo um tipo de memória volátil.
e) utilizar conexão HDMI na integração aos microcomputadores.
DISCOS SATA
O padrão Serial ATA (S-ATA ou SATA) é um standard que permite a ligação de discos de armazenamento de elevado débito em computadores e dispositivos de armazenamento de informação digital(DVR, HD-TV, etc). O SATA utiliza comunicação série, uma linha de dados é utilizada para transmitir os dados e uma outra linha serve para a transmissão de avisos de recepção. Em cada uma destas linhas, os dados são transmitidos utilizando o modo de transmissão LVDS (Low Voltage Differential Signaling) que consiste em transferir um sinal sobre um fio e o seu oposto sobre um segundo fio a fim de permitir ao receptor reconstituir o sinal por diferença. Os dados de controlo são transmitidos sobre a mesma via que os dados utilizando uma sequência de bits específica para os distinguir.
O PADRÃO SATA
O padrão Serial ATA apareceu em Fevereiro de 2003 a fim de compensar as limitações da norma ATA (mais conhecida sob o nome "IDE"e retroactivamente chamada Parallel ATA), que utiliza um modo de transmissão em paralelo. Com efeito, o modo de transmissão em paralelo não foi pensado para suportar frequências elevadas devido aos problemas ligados às interferências electromagnéticas entre os diferentes cabos de interligação. O disco continua a utilizar a tecnologia de gravação electromagnética, difere sobretudo no standard de comunicação.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DISCO SATA
O SATA permite obter taxas de transferência de 87.5 MB/s (1,5 Gb/s), cada byte é transmitido com um bit de arranque (start bit) e um bit de paragem (stop bit), um débito útil de 150 MB/s (1,5 Gb/s). O padrão Serial ATA II deveria permitir chegar aos 375 MB/s (3 Gb/s), ou 300 MB/s úteis teóricos.
A primeira geração Serial-ATA, também conhecida como SATA/150 ou SATA I, funciona a 1,5 gigahertz. A transferência de dados é de 1,5 gigabits por segundo ou 150 megabytes por segundo. Com o chipset NVIDIA nForce4 em 2004 o clock dos Discos Rígidos SATA foi duplicada chegando a 3.0 GHz com uma transferência máxima de 300 MB/s. SATA II é geralmente compatível com SATA I, tanto de SATA II para SATA I quanto ao contrário, o que permite usar os mesmos plugs e os mesmos cabos. No entanto alguns sistemas não suportam a velocidade SATA II e a velocidade do clock deve ser limitada manualmente para 150 Mb/s por meio de um jumper. A tecnologia SATA II também é conhecida como SATA/300.
SATA 1,5Gb/s >> 1500Mhz Velocidade Máxima Teórica >>150MB/s
SATA 3,0Gb/s >> 3000Mhz Velocidade Máxima Teórica >>300MB/s
OUTRAS CARACTERÍSTICAS
Hot Swap: esta caracteristica permite trocar o disco mesmo ligado, é muito útil para substituíção ou troca de discos em máquinas que não podem parar como por exemplo os servidores de web;
Podem ser ligados em SAS (Serial Attached SCSI) e comunicar no mesmo cabo físico;
Codificação 8B/10B a mesma usada no fast ethernet.


28. No Word 2010 BR, o atalho de teclado Ctrl + T e o acionamento do ícone
devem ser utilizados, respectivamente, com as seguintes finalidades:
a) selecionar todo o texto e aumentar o tamanho da fonte.
b) selecionar todo o texto e diminuir o tamanho da fonte.
c) selecionar todo o texto e aplicar sobrescrito.       
d) inserir uma tabela no texto e diminuir o tamanho da fonte.
e) inserir uma tabela no texto e aumentar o tamanho da fonte.


29. Na janela do Computador/Windows Explorer no Windows 7 BR, um funcionário da Fundação Pró-Sangue executou os procedimentos listados a seguir.
I. Selecionou o arquivo DOADORES.XLS, armazenado na pasta C:\MOVIMENTO no disco rígido de um microcomputador e executou o atalho de teclado Ctrl + C.
II. Selecionou a pasta E:\DIÁRIO em um pendrive conectado à mesma máquina e executou o atalho de teclado Ctrl + V.
O procedimento descrito gerou o seguinte resultado
a) copiou o arquivo DOADORES.XLS da pasta C:\MOVIMENTO para a Lixeira, sem gravá-lo na pasta E:\DlÁRlO
b) moveu o arquivo DOADORES.XLS da pasta C:\MOVIMENTO para a Lixeira, sem gravá-lo na pasta E:\DIÁRlO.
c) excluiu o arquivo DOADORES.XLS da pasta C:\MOVIMENTO, mas gravou esse arquivo na pasta E:\DlÁRlO.
d) moveu o arquivo DOADORES.XLS da pasta C:\MOVIMENTO para a pasta E:\DlÁRlO.
e) copiou o arquivo DOADORES.XLS da pasta C:\MOVIMENTO para a pasta E:\DlÁRlO.


30. Observe a figura a seguir, do Word 2010 BR.

Os ícones acima são opções de configuração de documento, segundo o parâmetro
a) Exibição.   
b) Design.      
c) Orientação.            
d) Estilo.        
e) Formatação.


31. A figura a seguir ilustra o site de busca no browser Firefox Mozilla 22.0.
Esse browser oferece duas funcionalidades:  
O acionamento de uma tecla de função possibilita mostrar o ecrã inteiro, ou seja, o site corrente em tela inteira.
O ícone  existente na tela do browser, deve ser usado com uma finalidade específica.
A tecla de função e a finalidade são, respectivamente,
a) F11 e Exibir todos os marcadores.             b) F7 e Exibir todos os marcadores.
c) F2 e Editar este marcador.                         d) F7 e Editar este marcador.           
e) Fl1 e Editar este marcador.
Questão como essa gosto de resolver no computador


32. No sistema operacional Windows 7 BR, dois atalhos de teclado possibilitam o acesso concorrente e alternado a programas que estejam em execução em um microcomputador.
Esses atalhos são, respectivamente,
a) Alt + Tab e Alt + Esc.                   b) Alt + Ins e Alt + Del.                    c) Alt + F4 e Ctrl + F4.
d) Ctrl + Ins e Ctrl + Del.                  e) Ctrl + Tab e Ctrl + Esc.

ALT+DELETE
Exibe o menu do Windows.
ALT+ESC
Percorrer os itens na ordem em que foram abertos
ALT+F4
Fechar o item ativo ou sair do programa ativo
ALT+INSERT          
Percorrer os programas na ordem em que foram abertos.
ALT+TAB
Alternar entre itens abertos
CTRL + DEL
Apagar palavra seguinte ou anterior
CTRL + INS
Copia a área selecionada para a Área de transferência
CTRL +TAB
Avançar entre quadros
CTRL+ESC
Abrir o menu Iniciar
CTRL+F4
Fechar o documento ativo (em programas que permitem vários documentos abertos simultaneamente)


33. Na elaboração de uma apresentação no PowerPoint 2010 BR, o texto mostrado em (1) foi inserido em um slide. Posteriormente, esse texto foi configurado para uma modalidade de exibição que possibilita dividir o texto em duas colunas, mostrado em (2), por meio do acionamento de um ícone existente no software.


34. O Internet Explorer 9 BR disponibiliza diversas barras, entre seus recursos. Uma delas é mostrada abaixo, com destaque para a URL da Fundação Pró-Sangue.
Essa barra é denominada Barra de
a) Status.        b) Comandos.             c) Endereços.              d) Pesquisas.               e) Favoritos.




35. A planilha a seguir foi criada no Excel 2010 BR.


Nessa planilha, a mensagem mostrada na célula Situação em E7, E8, E9, E10 e E11, é decorrente de uma expressão que usa a função SE, baseada no critério a seguir.
Se o estoque existente for maior que o estoque mínimo, será mostrada a mensagem "OK" e, caso contrário, "Repor".
Nessas condições, a expressão inserida na célula E9 foi:
a) =SE(D9
b) =SE(D9<=C9; “OK";“Repor”)
c) =SE(D9>=C9;"Repor";"OK")
d) =SE(D9<=C9;"Repor";”OK")
e) =SE(D9
Questão como essa gosto de resolver no computador:

A função SE deve ser resolvida da seguinte forma:
passa 1 : resolver o teste lógico, então: D9<=C9, resposta verdadeira;
passo 2 : resolver a parte verdadeira da função: “REPOR”;
passo 3 : só se o teste lógico fosse falso, não foi o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário