Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 4ª edição, ano 2018, editora FERREIRA. Link bit.ly/2E7qvzQ

12 de maio de 2007

O que é hijacker, trojan e keylogger? Vários alunos

Vou usar uma questão de prova para explicar.
ICMS RO/2006 CARGO AUDITOR FISCAL
Observe abaixo, trata de tipos de vírus de computador, que representam uma grave ameaça à segurança na Internet, sendo uma preocupação constante dos administradores de redes de computadores. Os vírus dos tipos I, II, III são denominados, respectivamente, de:
I São programas ou scripts que “seqüestram” navegadores de Internet, principalmente o Internet Explorer. Quando isso ocorre, os vírus alteram a página inicial do browser e impedem o usuário de mudá-la, exibem propagandas em pop-ups ou janelas novas, instalam barras de ferramentas no navegador e podem impedir acesso a determinados sites, como os de software antivírus, por exemplo.
II São tipos de pragas digitais que, basicamente, permitem acesso remoto ao computador após a infecção. Esses vírus podem ter outras uncionalidades, como captura de dados do usuário e execução de instruções presentes em scripts. Entre tais instruções, pode haver ordens para apagar arquivos, destruir aplicativos, entre outras.
III São pequenos aplicativos que podem vir embutidos em vírus ou softwares suspeitos, destinados a capturar tudo o que é digitado no teclado. O objetivo principal, nesses casos, é capturar senhas.
a) hijacker, trojan e keylogger
b) keylogger, spyware e macro
c) trojan, keylooger e sniffer
d) macro, worm e hijacker
e) spyware, sniffer e worm
Resposta CORRETA é alternativa A.
Só lembrando:
Spyware - consiste em um programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre seus costumes na Internet e transmite esta informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento e o seu consentimento.
Macro - VÍRUS DE MACRO (macro virus) vinculam suas macros a modelos de documentos (templates) e a outros arquivos de modo que, quando um aplicativo carrega o arquivo e executa as instruções nele contidas, as primeiras instruções executadas serão as do vírus. Vírus de macro são parecidos com outros vírus em vários aspectos: são códigos escritos para que, sob certas condições, este código se "reproduza", fazendo uma cópia dele mesmo. Como outros vírus, eles podem ser escritos para causar danos, apresentar uma mensagem ou fazer qualquer coisa que um programa possa fazer.
Sniffer - Ferramenta usada para interceptar frames (pacotes) de rede, mostrar seu conteúdo ao usuário e, eventualmente, registrar os frames num arquivo log (acesso); ferramenta usada tanto pelo administrador da rede como também pelo espião.
Worm – É um tipo de vírus de computador que utiliza mensagens de e-mail para disseminar pela Internet arquivos infectados
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário