Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 4ª edição, ano 2018, editora FERREIRA. Link bit.ly/2E7qvzQ

14 de junho de 2008

Prova BB 1a Seleção/2008 Q.86 ... grupos de discussão, fóruns e wikis ...

Texto III - Seu desktop na Internet
Com o surgimento da Internet, o usuário de computador ganhou um fornecimento ilimitado de informações. Nos últimos anos, a rede evoluiu e tornou-se também uma rica fonte de serviços, com a oferta online de ferramentas até então disponíveis apenas no disco rígido do computador. Basta ter um browser para desfrutar essas inúmeras facilidades online, que oferecem mobilidade (podem ser acessadas de qualquer lugar) e permitem economizar tempo e dinheiro.
Daniel dos Santos. In: PCWORLD, mar./2007 (com adaptações).
Texto IV
Hoje, para um número crescente de pessoas, a web é um computador. Agenda, e-mail e aplicativos básicos de escritório, por exemplo, já não residem necessariamente no micro. Podem rodar na grande nuvem computacional da Internet. Aplicativos mais complexos ainda dependem do PC ou de um servidor na rede local. Mas não há dúvidas de que eles também tomarão o caminho da web em um futuro não muito distante.
Info, fev./2008 (com adaptações).

86 O Google é uma das tecnologias de referência na Internet na definição e(ou) na exploração de ferramentas de colaboração, correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis, serviços aludidos nos textos III e IV. (CERTO ou ERRADO)
Certo,só lembrando:

Grupos de Discussão - Refere-se à utilização de ferramentas que permitem a conversação, por texto, entre indivíduos. As mensagens são criadas e deixadas num repositório, onde os interessados poderão, mais tarde, proceder à respectiva leitura. Os grupos de discussão estão normalmente arrumados por temas e, em cada tema, as mensagens assumem uma estrutura hierárquica que reflecte a sua relação.

Fórum - É um espaço que possibilita, ao usuário, discutir sobre diferentes assuntos, através da troca de mensagens com outros usuários. Segue o exemplo de funcionamento de um fórum. Para responder a uma mensagem, é necessário clicar no ícone "Responder". Depois, aparecerá um formulário com os seguintes campos a serem preenchidos: nome, e-mail, título e mensagem. O usuário registrado deverá preencher apenas o campo da mensagem. Já o usuário não registrado deve completar também os campos do nome e do e-mail (esse último não é obrigatório). Apenas os usuários registrados estão autorizados a abrir temas para discussão. Para ser um usuário registrado, é necessário cadastrar-se. Para tanto, basta ir até a home do Fórum e completar um breve formulário. Qualquer pessoa pode deixar uma mensagem no fórum, mas todos os fóruns são moderados. Ou seja, apenas os moderadores têm o direito de apagar mensagens, se essas desrespeitarem as normas estabelecidas na política de uso desse serviço. Por isso, não é possível criar um fórum, mas o usuário pode enviar sugestões. Em todas as categorias existe a opção "Sugerir Fórum". Basta clicar neste item e completar os dados solicitados pelo formulário. No fórum, não é permitido enviar arquivos junto com as mensagens Clicando sobre as palavras "fóruns", "temas", "criação", "autor", "visitas" e "última mensagem", é possível mudar a ordem das mensagens e dos fóruns. Clicando em "Fóruns", o usuário os colocará em ordem alfabética descendente (indicada pela flecha apontando para baixo). Clicando novamente, os fóruns serão ordenados em ordem alfabética ascendente (indicada pela flecha apontando para cima). As opções "Temas", "Autor" e "Mensagens" têm a mesma função. "Criação" é a data em que o fórum ou o tema foram criados e "Última mensagem" indica a data em que a última mensagem foi enviada. "Visitas" informa a quantidade de usuários que acessaram os assuntos e os fóruns. A opção "enviar um tema a um amigo" permite convidar conhecidos a participarem do fórum. Em relação às mensagens, é possível colorir suas letras, mudar o fundo, sublinhar, usar negrito, itálico, tachado, inserir links ou emails, inserir carinhas, colocar textos em movimento (scroll). Para formatar de acordo com a preferência do usuário, é necessário colocar o texto da mensagem entre tags. Por exemplo: para escrever em vermelho a palavra Chat, é preciso escrever da seguinte forma [vermelho]Chat[/vermelho]. Caso queira escrever a palavra Chat em um fundo verde, deve digitar [fundoverde]Chat[/fundoverde].
O serviço de fóruns permite que você:
 deixe uma nova mensagem
 responda mensagens
 veja as mensagens separadas (uma mensagem e suas respostas)
 veja a lista de mensagens sem suas respectivas respostas
 fazer uma busca de mensagens (por nome do fórum, palavras chave e por data).
 criar um tema para discussão (essa opção é apenas para usuários registrados).
 ler as notas relacionadas com cada tema
 sugerir um fórum
 enviar o assunto do fórum a um amigo
Para FORMATAR MENSAGENS, o usuário precisa conhecer Perl, PHP, ASP, etc. Não precisa ter espaço em seu provedor. Basta adicionar o código HTML à sua página.
Principais Características

 Wikis - É uma colecção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. O que torna bastante prático, a reedição e futuras visitas. Dado que a grande maioria dos wikis são baseados na web, o termo wiki é normalmente suficiente. Uma única página num wiki é referida como uma "única página", enquanto o conjunto total de páginas, que estão normalmente altamente interligadas, chama-se 'o wiki'. Os problemas que se podem encontrar em wikis são artigos feitos por pessoas que nem sempre são especialistas no assunto, ou até vandalismo, substituindo o conteúdo do artigo, nesse caso usa-se controles, nem sempre eficientes. Porém, o intuito é, justamente, que a página acabe por ser editada
por alguém com mais conhecimentos. Em wikis tradicionais, existem três representações para cada página: o código HTML, a página resultante do código da sua edição pelo web navegador e o código-editado em HTML que o servidor produziu.
Vale lembrar que, dentro de um universo wiki, não existem dois artigos com títulos repetidos, pois faz parte da filosofia wiki utilizar-se da tecnologia de armazenamento para ajudar a eliminar ambigüidades. Exemplo: Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário