Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 4ª edição, ano 2018, editora FERREIRA. Link bit.ly/2E7qvzQ

18 de junho de 2010

PC-SP 2010 Escrivão Q85.O protocolo mais comum utilizado para dar suporte ao correio eletrônico é

a) HTTP
b) NTFS
c) FTP
d) TELNET
e) SMTP
HTTP (Protocolo de transferência do Hipertexto)
Usado na Internet, cuida da transferência de textos HTML.
É um conjunto de regras para permuta de arquivos (texto, imagens gráficas, som, vídeo e outros arquivos mulrimídia) na Web. É um protocolo de aplicação. Conceitos essenciais que fazem parte do HTTP incluem a idéia de que os arquivos podem conter referências a outros arquivos cuja seleção irá induzir mais solicitações de transferência. Qualquer servidor Web contém, além de arquivos HTML e outros. Quando um usuário entra com solicitações de arquivos, através de um navegador, ao digitar um URL ou clicando em um link hipertexto, o navegador constrói uma solicitação HTTP e a envia para o endereço IP indicado pelo URL. O servidor de destino recebe a solicitação e, após qualquer processamento necessário, o arquivo solicitado é devolvido.
NTFS (New Technology File System) , onde é possível ter um controle de acesso preciso e ter aplicações que rodem em rede, fazendo com que seja possível o gerenciamento de usuários, incluindo suas permissões de acesso e escrita de dados; armazenamento, onde é possível trabalhar com uma grande quantidade de dados, permitindo inclusive o uso de RAID; rede, fazendo do sistema plenamente funcional para o trabalho e o fluxo de dados em rede. o NTFS incorporou desde o início a capacidade para endereçar os clusters usando endereços de 64 bits. Como cada setor possui 512 bytes, o tamanho de cada cluster usando NTFS também poderá ser de 512 bytes, independentemente do tamanho da partição. Mais uma vantagem do sistema NTFS é que os nomes de arquivos e pastas utilizam caracteres em Unicode, em vez de ACSII. O ASCII é o sistema onde cada caracter ocupa 1 byte de dados, mas são permitidas apenas letras, números e alguns caracteres especiais. No Unicode, cada caracter ocupa dois bytes, o que permite 65 mil combinações, o suficiente para armazenar caracteres de diversos idiomas. Isso permite que usuários do Japão, China, Taiwan e outros países que não utilizam o alfabeto ocidental, possam criar arquivos usando caracteres do seu próprio idioma, sem a necessidade de instalar drivers e programas adicionais que adicionem o suporte. Existiram diversas versões do NTFS, que acompanharam a evolução do Windows NT. A partir do Windows 2000, foi introduzido o NTFS 5, que trouxe diversos aperfeiçoamentos, incluindo o suporte ao Active Directory. Outro recurso interessante é a possibilidade de encriptar os dados gravados, de forma a impedir que sejam acessados por pessoas não autorizadas mesmo caso o HD seja removido e instalado em outro micro.
FTP (Protocolo de Transferência de Arquivo)
Cuida da transmissão do arquivo pela rede. Usado nos processos: DownLoad e UpLoad. É o protocolo que tem a capacidade de conectar-se a um sistema remoto e fazer o acesso de diretórios e a transferência de arquivos entre estes sistemas. O FTP inclui senhas de segurança, o controle de acesso, exige que o usuário se identifique, através de nome e senha, para ter acesso aos arquivos do servidor. É o serviço mais completo, independência de plataforma. Outras características são: acesso interativo, o protocolo FTP foi desenvolvido para ser utilizado por aplicações com a finalidade de acessar arquivos num servidor, por exemplo, uma aplicação Windows, através do FTP, poderia subir e baixar arquivos de um mainframe; diferentes formatos para os dados, o FTP permite que o usuário informe formato de armazenamento dos dados, por exemplo, os dados podem ser tratados como arquivos texto ASCII ou EBCDIC, ou binário.
TELNET – Permite que um usuário faça conexão e opere um sistema remoto como se estivesse dentro do próprio sistema. Também é um protocolo de aplicação.
SMTP (Protocolo Simples de Transferência de Mensagens)
É um protocolo usado na recepção de e-mails. Porém, uma vez que ele é limitado em sua habilidade de enfileirar mensagens na recepção final, ele costuma ser usado com um ou dois outros protocolos, POP3 ou IMAP, que permitem que o usuário salve mensagens em um serviço de mensagens e baixe-as periodicamente a partir de um servidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário