Livro

LANÇAMENTO !!! Meu livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões”, 4ª edição, ano 2018, editora FERREIRA. Link bit.ly/2E7qvzQ

23 de novembro de 2013

Prova do TRT-RO 2013 cargos: TÉCNICO e ANALISTA

TRT-RO 2013 cargos: Analista e Técnico

Analista

Atenção: Considere as instruções abaixo para responder às questões de números 10 a 14.

Maria trabalha no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia e foi solicitada a executar as seguintes tarefas:
1. Fazer um orçamento dos pentes de memória abaixo usando uma planilha contendo o preço apresentado por 3 fornecedores e apontar o menor preço dentre eles:
− Memória Kingston p/ Notebook 1GB DDR3 1333MHz.
− Memória Kingston 2GB 1333 DDR3 DIMM KVR1333D3S8N9/2G.
− Memória Kingston Value Notebook 8GB DDR3 1333MHz.
2. Salvar a planilha com senha em um pen drive.
3. Configurar uma rede sem fio para que os diversos computadores portáteis e desktops possam ter acesso à Internet por meio de um computador central e possam imprimir usando uma impressora ligada a esse computador. Ela deve considerar que os computadores portáteis e desktops que serão conectados não possuem dispositivos embutidos para conectá-los à rede sem fio. Além disso, o computador central tem uma placa de rede, mas não possui nenhum equipamento para ligá-lo à Internet. Deve considerar também que o dispositivo que faz a conversão de sinais binários para analógicos possibilitando a conexão com a Internet e o dispositivo que distribui o sinal da Internet via wireless estão próximos, mas em locais separados.


10. Para realizar a tarefa 1, Maria criou a planilha abaixo no LibreOffice Calc em português:
Na célula E2, Maria digitou uma fórmula para retornar o menor valor contido na faixa de células de B2 a D2. A fórmula correta digitada na planilha do Calc foi
a) =MÍN(B2:D2)                                           
b) =MÍN(B2;D2)                              
c) =MÍNIMO(B2:D2)
d) =MÍNIMO(B2;D2)                                  
e) =MÍNIMOVAL(B2:D2)
Vamos resolver no computador, então:

11. As memórias orçadas na tarefa 1 são do tipo I e o valor 1333 equivale II da memória.
As lacunas I e II são preenchidas correta e, respectivamente, com
a) ROM − à velocidade.                    b) EEPROM − ao tamanho.              c) SSD − à velocidade.
d) CACHE − à frequência.                e) RAM − à frequência.
Lembrando:
Memórias:
Em informática, memória são todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporariamente ou permanentemente. Apenas Armazena, não Processa.
CACHE Memória Interna, dentro da CPU
Começou a aparecer nos micros 386, arquitetura INTEL, e 486, arquitetura AMD, sendo instalada nas CPU. Essa memória é uma espécie de RAM, ela guarda momentaneamente os dados que estão sendo mais utilizados pela tarefa em execução, assim evita-se ao máximo o acesso a dispositivos de armazenamento pois isso é um processo mecânico, portanto, diminui o tempo de resposta.
Externa
(ou Massa de Dados ou Secundários)

Este tipo de memória, considerada também não volátil, tem como função básica armazenamento de programas e dados. Enquanto a memória principal precisa estar sempre energizada para manter suas informações, a memória secundária não precisa de alimentação. Se compararmos o acesso deste tipo de memória com o acesso à memória cache ou à principal, notaremos que a secundária é mais lenta, no entanto, seu custo é baixo e sua capacidade de armazenamento é bem superior à da memória principal. Exemplo: CD regravável , Fita Magnética , Disco (flexível ou rígido).
Memória Flash

Em termos leigos, trata-se de um chip “re-escrevível”, que preserva o seu conteúdo sem a necessidade de fonte de alimentação. Esta memória é comumente usada em cartões de memória e em drives Flash USB.
RAM
Random Access Memory
Sistema de armazenamento de dados acessa dados armazenados de maneira não-sequencial. É volátil, ou seja, não grava de modo permanente os dados nela contidos. Quando a alimentação do sistema é cortada, tudo que foi guardado é perdido.

ROM Memória somente de leitura

Também conhecida como: do fabricante ou estática, os dados estão gravados nela, processo feito em laboratório, portanto não se perde quando o computador é desligado.
Subdivide-se em:
PROM (Memória Somente de Leitura Programada)
EPROM (Memória Somente de Leitura Programada Apagável)
EEPROM (Memória Somente de Leitura Programada Apagável Eletronicamente)
SSD
(solid-state drive)
É uma nova tecnologia de armazenamento considerada a evolução do disco rígido (HD). Ele não possui partes móveis e é construído em torno de um circuito integrado semicondutor, o qual é responsável pelo armazenamento, diferentemente dos sistemas magnéticos (como os HDs). O tempo de acesso reduzido à memória flash presente nos SSDs em relação aos meios magnéticos e ópticos. O SSD também é mais resistente que os HDs comuns devido à ausência de partes mecânicas – um fator muito importante quando se trata de computadores portáteis.
Virtual

Memória RAM é de extrema importância para os computadores, porque é uma memória de execução. Alguns programas necessitam de mais memória RAM do que o tamanho já existente. Neste caso, os computadores criam uma extensão de RAM no Disco Rígido, o que é chamado de Memória Virtual. Essa memória não existe fisicamente, é apenas uma simulação do real.


12. Para executar a tarefa 2 na planilha criada no LibreOffice Calc, considerando que a planilha ainda não havia sido salva, Maria clicou no menu Arquivo, na opção Salvar Como e, na janela que se abriu, deu o nome ao arquivo, ...... e clicou no botão Salvar. Apareceu uma janela na qual Maria digitou e confirmou a senha e clicou no botão OK. A lacuna é corretamente preenchida com
a) marcou a caixa Salvar com senha.
b) clicou em Ferramentas e, em seguida, na opção Opções Gerais.
c) clicou em Configurações e, em seguida, na opção Salvar com senha.
d) marcou a caixa Somente Salvar com Senha.
e) clicou em Opções, em seguida, na opção Salvar com senha.
Vamos resolver no computador, então:


13. Após instalar todos os dispositivos de rede necessários à realização da tarefa 3, para acessar as opções para configurar uma conexão de rede, conectar um computador portátil à rede, ver o status da rede ou diagnosticar e reparar problemas na rede, Maria deve entrar no Painel de Controle do Windows 7, clicar na opção Rede e Internet e, em seguida, clicar na opção
a) Configurações de Rede e Internet.                                             
b) Central de Rede e Compartilhamento.
c) Configurações de Rede sem Fio.              
d) Opções de Configuração de Rede.
e) Gerenciador de Dispositivos de Rede.
Vamos resolver no computador, então:


14. Considere os itens a seguir:
I. Modem e conexão de banda larga com a Internet.          
II. Roteador sem fio.
III. Adaptadores de rede sem fio.                            
IV. Placa SVGA wireless.
Para realizar a tarefa 3 são necessários alguns dispositivos de rede que incluem o que consta em
a) II e IV, apenas.                 
b) I, II e III, apenas.                         
c) I e II, apenas.        
d) I e III, apenas.                  
e) I, II, III e IV.
Lembrando:
Adaptador de rede sem fio
Um adaptador de rede é um dispositivo que conecta o computador a uma rede. Para conectar seu PC móvel ou computador de mesa à sua rede sem fio, o computador deve ter um adaptador de rede sem fio. A maioria dos PCs móveis—e muitos computadores de mesa—vêm com um adaptador de rede sem fio já instalado. 
MODEM
Dispositivo de entrada e saída, modulador e desmodulador, utilizado para transmissão e processamento de dados entre computadores através de uma linha de comunicação
Placa SVGA wireless

Roteador
sem fio
 É normalmente usado para criar um acesso para Internet ou uma rede de computadores sem a necessidade de cabos para conectá-los. Roteadores wireless podem ser utilizados em lugares como aeroportos e escolas com redes sem fio.





Técnico

Atenção: Considere as informações abaixo para responder às questões de números 11 a 15.
Paulo trabalha no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia e recebeu as seguintes tarefas:
1. Fazer um orçamento de computadores portáteis para o escritório onde trabalha. Este orçamento deve incluir notebooks, netbooks e ultrabooks. Montar uma planilha utilizando o Microsoft Excel 2010 em português com os dados do orçamento realizado. Salvar a planilha em um pen drive.
2. Criar um texto utilizando o Microsoft Word 2010 em português que apresente a descrição e as características técnicas de cada um dos computadores orçados, bem como a imagem de cada um deles. Salvar o arquivo com o texto em um pen drive.
3. Abrir o texto e a planilha gravados no pen drive em um computador que tenha apenas o LibreOffice, utilizando os softwares compatíveis com o Word e o Excel.
4. Evitar que os arquivos criados sejam alterados depois de salvos mudando, no Windows Explorer, um atributo dos arquivos para que não seja permitida a gravação, mas apenas a leitura.
Deve-se considerar que os computadores utilizados por Paulo têm o sistema operacional Windows 7 Professional em português e que todos os softwares instalados mantêm suas configurações padrão.


11. Para realizar a tarefa 1 Paulo fez uma pesquisa na Internet para saber as diferenças entre os notebooks, netbooks e ultrabooks. Descobriu então que os ultrabooks
a) normalmente utilizam discos do tipo Solid State Disk (SSD), que oferecem consumo elétrico e tempos de acesso muito baixos.
b) são mais pesados que os netbooks, e todos os mo de los vêm com telas sensíveis ao toque.
c) possuem HDs magnéticos convencionais, o que os tornam mais leves que os notebooks.
d) podem possuir configurações diferentes, mas todos têm a mesma espessura, padronizada pela Intel.
e) são fabricados apenas com processadores Core i3 e Core i5
SSD
(solid-state drive)
É uma nova tecnologia de armazenamento considerada a evolução do disco rígido (HD). Ele não possui partes móveis e é construído em torno de um circuito integrado semicondutor, o qual é responsável pelo armazenamento, diferentemente dos sistemas magnéticos (como os HDs). O tempo de acesso reduzido à memória flash presente nos SSDs em relação aos meios magnéticos e ópticos. O SSD também é mais resistente que os HDs comuns devido à ausência de partes mecânicas – um fator muito importante quando se trata de computadores portáteis.


12. Após descobrir as diferenças entre os notebooks, netbooks e ultrabooks e fazer o orçamento solicitado, Paulo montou a planilha abaixo para completar a tarefa 1:
Na célula C3 foi digitada uma fórmula para calcular o preço contido na célula B3 com o desconto contido na célula C1, de tal forma que, ao arrastar o conteúdo da célula C3 para C4 e C5, os cálculos dos preços com desconto sejam feitos automaticamente nestas células. Baseando-se nestas informações, pode-se afirmar que a fórmula digitada na célula C3 foi
Vamos resolver no computador, então:


13. Após criar o texto referente à tarefa 2, para Paulo escolher como a imagem ficará disposta em relação ao texto, deve selecionar cada imagem e, na guia Layout da Página, no grupo Organizar, clicar na opção
a) Alinhar.        
b) Opções de Layout.                      
c) Efeitos de Alinhamento.   
d) Ajustar.     
e) Quebra de Texto Automática.
Vamos resolver no computador, então:


14. Para realizar a tarefa 3, Paulo utilizou, respectivamente, os softwares
a) Impress e Lotus.                             
b) Writer e Calc.                                 
c) Libre Word e Libre Excel.
d) Impress e Calc.                              
e) Writer e Math.
Lembrando:
LibreOffice (BROffice)

Atenção: O simbolo é igual a EQUIVALE
LibreOffice
(BROffice)
X
Microsoft
Office
Writer
Word
Calc
Excel
Impress
Power-Point
Base
Access






Só que o pacote tem mais programas que o pacote MS-Office:

LibreOffice
(BROffice)
X
Equivale
Math
Autocad
 (ambiente gráfico)
Draw
Corel Draw
Só lembrando: (A partir de 15 de marco de 2012 passou a ser chamado LibreOffice e não mais BROffice)
Outros programas:
X
Equivale
Chrome
Internet Explorer
Mozilla Fire-Fox
Internet Explorer
Mozilla Thunderbird
OutLook




15. Para realizar a tarefa 4, Paulo clicou com o botão direito do mouse sobre o nome de cada um dos arquivos, selecionou a opção I e, na janela que se abriu, na guia Geral, marcou a opção II .
As lacunas I e II são preenchidas correta e, respectivamente, com
a) Atributos − Leitura.
b) Propriedades − Leitura rápida.
c) Atributos − Somente leitura.
d) Propriedades − Somente leitura.
e) Opções − Leitura.
Lembrando:
Tipos de atributos:
  R   Atributo de arquivo de somente leitura.
  A   Atributo de arquivo de leitura-gravação.
  S   Atributo de arquivo de sistema.
  H   Atributo de arquivo oculto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário